Ibrape/Cadaminuto: Em Porto Real do Colégio, diferença entre canditados é mínima

21/11/2011 02:27 - Política
Por Redação
Image

A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal CadaMinuto traz nesta segunda-feira, 21 de novembro, a publicação de sua décima-segunda pesquisa, sendo a décima-primeira de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o décimo levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Porto Real do Colégio, um dos campeões depedidos nos comentários e e-mails enviados a redação, localizada na região leste do Estado a 182 km da capital Maceió, com 19.334 habitantes, e um universo de eleitores que chega a 16.500 habitantes.

O Ibrape/CadaMinuto ouviu 1.000 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos.

Números

O Ibrape/Cadaminuto fez quatro simulações no município do Porto Real do Colégio, todas envolvendo os três pré-candidatos já lançados, a atual prefeita Rita Bonfim além de Sergio Reis e Eraldo Cavalcanti. Em nenhum outro município onde foi feita pesquisa se detectou um equilíbrio tão grande.

Na primeira situação, tendo os três como candidatos, os números são: Sergio Reis teria 25%, Rita Bonfim 24% e Eraldo Cavalcanti 23%, Indecisos, Nulos e Brancos totalizam 28%.

Nas demais situações, foi estimulado os confrontos diretos entre os candidatos, assim ficando os números: Sergio Reis ganharia se a disputa fosse hoje contra Rita Bonfim por 35% a 28% com 37% de indecisos, se a disputa fosse entre a atual prefeita e Eraldo Cavalcante acabaria empate em 31% a 31% com 38% entre indecisos e brancos. Finalmente se a disputa fosse entre Sergio Reis e Eraldo Cavalcanti , ganharia o primeiro com 37% a 28%, sendo 35% entre brancos e indecisos.

Rejeição dos candidatos

Outro questionamento feito pelo Ibrape/CadaMinuto foi sobre o índice de rejeição do candidato.

Neste questionamento a candidata Rita Bonfim teve 40%, Eraldo Cavalcante 27% e Sergio Reis 23%. Não sabe ou não opinaram 26%.

Vereadores

O Ibrape/CadaMinuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 50 nomes citados em um levantamento que ainda conta com 55,1% de indecisos.

Os quinze mais lembrados pela ordem são: Helio com 6,7%, Lobão com 6.0%, Bruno com 3,4%, Ronaldo Ferreira com 2,7%, Josue com 2,4%, Uilio com 2,1%, Nido com 1,9%, Joselito e Maria Aparecida com 1,8%, Ed da Maraba e Nando com 1,5%, Kleber Calazans e Rosilda com 1,4%, Riva com 1,3%, Eval com 0,9%, márcio Neri com 0,8% e Alan com 0,7%.

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/CadaMinuto em Porto Real do Colégio foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 17% da população de Porto Real do Colégio acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 50% acha que ela faz um bom governo, 21% classifica a administração como regular, 3% ruim, 4% péssimo e 5% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 6% da população classifica o governo como ótimo, 32% como bom, 20 % como regular, 5% como ruim, 13% como péssimo e 24 % não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão da prefeita Rita Bonfim, 5 % da população classifica sua gestão como ótima, 21% como bom, 24 % como regular, 13 % como ruim, 35 % como péssima e 2% não sabe ou não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/CadaMinuto foi aos bairros de Porto Real do Colégio e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:

15,2 % acha que a falta de calçamento e pavimentação, 14,2% a falta de médicos, 10,0% a falta de estradas, 8,3% saneamento, 7,1 % a falta de remédios e 6,95 problemas com as praças.

Pesquisas Anteriores

Clique abaixo nos municípios que já tiveram levantamentos feitos pelo Ibrape/Cadaminuto:

Viçosa

Palmeira dos Indios

Penedo

Boca da Mata

Marechal Deodoro

Atalaia

Paripueira

Piaçabuçu

Passo de Camaragibe

Pilar

Próximas pesquisas

O Ibrape/CadaMinuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, estamos utilizando a resposta dos internautas para saber quais municípios devem ser alvos das próximas pesquisas, o município de Porto Real do Colégio já foi escolhido dentro destes critérios, então divulgue abaixo nos comentários quais os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..