Ibrape/CadaMinuto: Em Atalaia, ex-prefeito Zé do Pedrinho na frente

05/10/2011 02:10 - Política
Por Redação
Image

A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal CadaMinuto traz nesta quarta-feira, 05 de outubro, a publicação de sua sétima pesquisa, sendo a sexta de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o sexto levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Atalaia, localizada na Zona da Mata a apenas 48 km da capital Maceió, com 44.379 habitantes, e um universo de eleitores que chega a 29.700 habitantes.

O Ibrape/CadaMinuto ouviu 1.000 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos.

Números

Quatro diferentes cenários foram apresentados aos eleitores: No primeiro quatro candidatos foram apresentados, nos outros três cenários foram apresentados confrontos diretos entre o ex-prefeito Zé do Pedrinho e seus três adversários, o Professor Mano, o Cícero do PT e Dudu Albuquerque.

Em uma situação com quatro diferentes candidatos a população de Atalaia perguntada em quem votaria hoje para prefeito respondeu que 45% escolheria o candidato Zé do Pedrinho, 15% ficariam com Professor Mano, 11% com Cicero do PT e 9% com Dudu Albuquerque. Indecisos e brancos ficam com 20%.

Nos embates diretos entre Zé do Pedrinho e seus principais adversários ele ganharia de 49% a 18%, com 21% de brancos e indeciso se a eleição fosse com Professor Mano e Dudu Albuquerque, este último ficando com 12%.

Se fosse apenas com o Professor Mano a diferença seria de 51% a 25%, com 24% de indecisoa, e se a disputa fosse apenas com Dudu Albuquerque a diferença seria de 56% a 19%, com 25% indecisos.

Rejeição dos candidatos

Outro questionamento feito pelo Ibrape/CadaMinuto foi sobre o índice de rejeição de cada candidato. Perguntados se a eleição fosse hoje, em qual candidato o eleitor não votaria em hipótese alguma, o morador de Atalaia respondeu da seguinte forma:

Cicero do PT tem 30 % de rejeição, Dudu Albuquerque 28%, Professor Mano 24% e Ze do Pedrinho apresenta a menor rejeição com 20%. Não sabe ou não opinaram 34% da população.

Os números para o índice de rejeição ultrapassam os 100% pelas perguntas serem de múltipla escolha.

Vereadores

O Ibrape/CadaMinuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 48 nomes citados em um levantamento que conta ainda com 59,9 % de indecisos.

Os vinte mais lembrados pela ordem são; Zequinha Collor, 9,1%, Professor Mano 3,5%, Neco 3,1%, Marta Albuquerque 3,0%, Cicinho 2,5%, Ricardo Calheiros 1,7%, Mauricio Tenório 1,5%, Ciçou e Marivaldo 1,3%, Maria da Comesa 1,2%, Chico Xavier 1,1%, Marcondes Barros e Tarcinho 0,9% Cal, Cida Melo e Talvane Matias com 0,7%, Fernando Vigário e Junior Medeiros com 0,6% e Alvinho e Neide Miranda com 0,5%.

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/CadaMinuto em Atalaia foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 15% da população de Atalaia acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 53% acha que ela faz um bom governo, 19% classifica a administração como regular, 3% ruim, 5% péssimo e 5% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 7% da população classifica o governo como ótimo, 45% como bom, 18 % como regular, 6% como ruim, 12% como péssimo e 12 % não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão do prefeito Chico Vigário, 6 % da população classifica sua gestão como ótima, 29% como bom, 25 % como regular, 10 % como ruim, 29 % como péssima e 1% não sabe ou não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/CadaMinuto foi aos bairros de Atalaia e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:

17,1% aponta a falta de calçamento/pavimentação como maior problema de seu bairro/povoado, 15,5 % Saneamento, 14,6% falta de médico, 12,5% Segurança e 9,3% Abastecimento Dágua.

Pesquisas Anteriores

Clque abaixo nos municípios que já tiveram levantamentos feitos pelo Ibrape/Cadaminuto:

Viçosa

Palmeira dos Indios

Penedo

Boca da Mata

Marechal Deodoro

Próximas pesquisas

O Ibrape/CadaMinuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, estamos utilizando a resposta dos internautas para saber quais municípios devem ser alvos das próximas pesquisas, o município de Atalaia já foi escolhido dentro destes critérios, então divulgue abaixo nos comentários quais os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..