Cada Minuto

buscar

Postado em por Redação em NotíciasPolítica

Ibrape/Cadaminuto: Primeira pesquisa para eleições 2012, em Viçosa, Peri lidera

Por Redação

A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal Cadaminuto traz nesta terça-feira, 30 de agosto, a publicação de sua segunda pesquisa, sendo a primeira de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o primeiro levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Viçosa, localizada na Zona da Mata do Estado a 86 km da capital Maceió, com 25.444 habitantes, e que vem a ser a cidade natal do atual governador Teotônio Vilela Filho.

O Ibrape/Cadaminuto ouviu 1.000 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos. Dois cenários foram apresentados aos eleitores: nos primeiros três candidatos são colocados, o atual prefeito, Flaubert Torres, o ex-prefeito Peri e o candidato Pel, e o resultado é o seguinte:

Peri sai na frente a pouco mais de um ano da eleição com 40% das intenções de voto, o atual prefeito Flaubert Torres chega a 34% e Pel atinge 9%, o índice de indecisos e votos brancos e nulos chegam a 17%.

Em um segundo cenário, são colocados apenas Flaubert e Peri na disputa e a situação fica a seguinte: o ex-prefeito Peri atinge 45% e o atual prefeito Flaubert Torres chega a 38%, ficando os de indecisos e votos brancos com 17%

Outro questionamento feito pelo Ibrape/Cadaminuto foi sobre o índice de rejeição de cada candidato. Perguntados se a eleição fosse hoje, em qual candidato o eleitor não votaria em hipótese alguma, o viçosense respondeu da seguinte forma: O atual prefeito Flaubert conta com 35% de rejeição, Pel com 31% e o ex-prefeito Peri com 26%, não sabem ou não quiseram opinar 27% dos eleitores. O número absoluto nesta consulta é superior a 100% por que as respostas são múltiplas.

Vereadores

O Ibrape/Cadaminuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 30 nomes citados em um levantamento que conta ainda com 67,7 % de indecisos.

Os dez mais lembrados pela ordem são; Sidney Vilela com 8,7%, Afraninho Tenório com 2,9%, Reinaldinho com 2,5%, Zuzinha com 2,4%, Elias Brandão com 1,9%, Jota e Lucinha com 1,3%, Valerio Passos com 1%, Fernando Nebson com 0,9% e Teda e Zé Clovis com 0,8% cada um.

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/Cadaminuto em Viçosa foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 15% da população de Viçosa acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 47% acha que ela faz um bom governo, 28% classifica a administração como regular, 3% ruim, 5% péssimo e 2% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 9% da população da cidade natal do gestor estadual classifica o governo como ótimo, 39% como bom, 27% como regular, 5% como ruim, 14% como péssimo e 6% não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão do prefeito Flaubert Filho, 8% da população classifica sua gestão como ótima, 36% como bom, 28% como regular, 6% como ruim,20% como péssima e 2% não sabe ou não quis opinar.

Ainda foi pregunta a população se ela desaprova ou aprova a gestão de Flaubert e o resultado foi o seguinte, 55% aprova a administração, 34% desaprova a administração e 11% não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/Cadaminuto foi aos bairros de Viçosa e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado surpreende.

17,1% da população aponta a falta de médicos como o problema mais grave, saneamento com 16,1%, segurança com 11,3%, habitação com 9% calçamento/pavimentação com 8,3% vem logo em seguida.

Quem é o eleitor?

Outro dado importante na análise entre os candidatos a prefeito se dá quanto a escolaridade do eleitorado, entre a população considerada analfabeta, o atual prefeito lidera as intenções de voto com 37% contra 32% de Peri e 8% de Pel, quando o levantamento é feito entre os eleitores com 1° grau a coisa vira e Peri passa a contar com 43%, contra 33% de Flaubert e 11% de Pel, entre os eleitores de nível superior e 2 °grau esta diferença aumenta ainda mais, com Peri chegando a 47%, Flaubert ficando com 33% e PEL chegando a 9%.

Próximas pesquisas

O Ibrape/Cadaminuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, a próxima pesquisa a ser publicada será no município de Palmeira dos Indios, em seguida Maceió e Grande Maceió terão seus resultados publicados, ajude o Ibrape/Cadaminuto e divulgue abaixo nos comentários qual os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

  • GIRAU QUER MUDANÇA JA

    GIRAU QUER MUDANÇA JA

    queremos o resultado da pesquisa realizada em girau do ponciano para concretizar a força do povo fábio aurelio 55 girau viva essa mudança

  • wagner costa

    wagner costa

    o municipio de taquarana! pois até agora não saiu pesquisa oficial!

  • Naldinho

    Naldinho

    o ibrape já tem conhecimento que o candidato 33 colocou pessoas pra seguir o entrevistador e quando entrevistador bate em uma casa eles chegam de moto dizendo que moram na quela residencia. investiguem! só to mandando esta mensagem porque acredito nesta instituição.

  • rondinelli fabrian

    rondinelli fabrian

    quero saber como foi o resultado da pesquisa feita em novo lino

  • rafaela

    rafaela

    Piaçabuçu Gostaria de saber quando os senhores divulgarão o resultado da pesquisa feita em Piaçabuçu!! Estão segurando porquê?

  • Klismam Lima

    Klismam Lima

    Porto Calvo-Al

  • bruno

    bruno

    esse vereador TEDA SE REELEGER? É PURA SACANAGEM NÉ? ESSE CABA MERECE É PERDER, COMO MUITOS OUTROS TAMBEM

  • cristina

    cristina

    vcs tem como colocarem a pesquisa de sao miguel dos campos alagoas pra que ajente possaver tambem

  • Nome:JP

    Nome:JP

    ESSE MARCOS SANTOS GOSTA DE ROUBA NUNCA VINAO

  • jp

    jp

    O RESULTADO DA PEQUISA QUE FOI FEITO EM TRAIPU NO ULTIMO DIA 22 JULHO NAO FOI DIVULGADO DAS ELEIÇOES 2012 MARCOS SANTOS PAGOU PRA O POVO NAO SABER QUE ELE TA EM SEGUNDO É......