Postado em por Redação em NotíciasPolítica

URL da notícia
+ -

Ibrape/Cadaminuto: Primeira pesquisa para eleições 2012, em Viçosa, Peri lidera


Por Redação

A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal Cadaminuto traz nesta terça-feira, 30 de agosto, a publicação de sua segunda pesquisa, sendo a primeira de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o primeiro levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Viçosa, localizada na Zona da Mata do Estado a 86 km da capital Maceió, com 25.444 habitantes, e que vem a ser a cidade natal do atual governador Teotônio Vilela Filho.

O Ibrape/Cadaminuto ouviu 1.000 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos. Dois cenários foram apresentados aos eleitores: nos primeiros três candidatos são colocados, o atual prefeito, Flaubert Torres, o ex-prefeito Peri e o candidato Pel, e o resultado é o seguinte:

Peri sai na frente a pouco mais de um ano da eleição com 40% das intenções de voto, o atual prefeito Flaubert Torres chega a 34% e Pel atinge 9%, o índice de indecisos e votos brancos e nulos chegam a 17%.

Em um segundo cenário, são colocados apenas Flaubert e Peri na disputa e a situação fica a seguinte: o ex-prefeito Peri atinge 45% e o atual prefeito Flaubert Torres chega a 38%, ficando os de indecisos e votos brancos com 17%

Outro questionamento feito pelo Ibrape/Cadaminuto foi sobre o índice de rejeição de cada candidato. Perguntados se a eleição fosse hoje, em qual candidato o eleitor não votaria em hipótese alguma, o viçosense respondeu da seguinte forma: O atual prefeito Flaubert conta com 35% de rejeição, Pel com 31% e o ex-prefeito Peri com 26%, não sabem ou não quiseram opinar 27% dos eleitores. O número absoluto nesta consulta é superior a 100% por que as respostas são múltiplas.

Vereadores

O Ibrape/Cadaminuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 30 nomes citados em um levantamento que conta ainda com 67,7 % de indecisos.

Os dez mais lembrados pela ordem são; Sidney Vilela com 8,7%, Afraninho Tenório com 2,9%, Reinaldinho com 2,5%, Zuzinha com 2,4%, Elias Brandão com 1,9%, Jota e Lucinha com 1,3%, Valerio Passos com 1%, Fernando Nebson com 0,9% e Teda e Zé Clovis com 0,8% cada um.

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/Cadaminuto em Viçosa foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 15% da população de Viçosa acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 47% acha que ela faz um bom governo, 28% classifica a administração como regular, 3% ruim, 5% péssimo e 2% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 9% da população da cidade natal do gestor estadual classifica o governo como ótimo, 39% como bom, 27% como regular, 5% como ruim, 14% como péssimo e 6% não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão do prefeito Flaubert Filho, 8% da população classifica sua gestão como ótima, 36% como bom, 28% como regular, 6% como ruim,20% como péssima e 2% não sabe ou não quis opinar.

Ainda foi pregunta a população se ela desaprova ou aprova a gestão de Flaubert e o resultado foi o seguinte, 55% aprova a administração, 34% desaprova a administração e 11% não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/Cadaminuto foi aos bairros de Viçosa e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado surpreende.

17,1% da população aponta a falta de médicos como o problema mais grave, saneamento com 16,1%, segurança com 11,3%, habitação com 9% calçamento/pavimentação com 8,3% vem logo em seguida.

Quem é o eleitor?

Outro dado importante na análise entre os candidatos a prefeito se dá quanto a escolaridade do eleitorado, entre a população considerada analfabeta, o atual prefeito lidera as intenções de voto com 37% contra 32% de Peri e 8% de Pel, quando o levantamento é feito entre os eleitores com 1° grau a coisa vira e Peri passa a contar com 43%, contra 33% de Flaubert e 11% de Pel, entre os eleitores de nível superior e 2 °grau esta diferença aumenta ainda mais, com Peri chegando a 47%, Flaubert ficando com 33% e PEL chegando a 9%.

Próximas pesquisas

O Ibrape/Cadaminuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, a próxima pesquisa a ser publicada será no município de Palmeira dos Indios, em seguida Maceió e Grande Maceió terão seus resultados publicados, ajude o Ibrape/Cadaminuto e divulgue abaixo nos comentários qual os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.


URL da notícia
+ -

Deixe seu Comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

comments powered by Disqus