Pesquisa: em Boca da Mata, oposição na frente com Feijó na liderança

26/09/2011 02:09 - Política
Por Redação
Image

A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal CadaMinuto traz nesta segunda-feira, 26 de setembro, a publicação de sua quinta pesquisa, sendo a quarta de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o terceiro levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Boca da Mata, localizada na Zona da Mata do Estado a 72 km da capital Maceió, com 25.273 habitantes, totalizando 19.978 eleitores.

O Ibrape/CadaMinuto ouviu 1.000 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos.

Resultado deixa oposição na frente

Quatro candidatos foram apresentados ao eleitor bocamatense, sendo um da situação, Ricardo Jorge e três da oposição, Gustavo Feijó, Kleber Tenório e Valter Acioli.

A oposição tem larga vantagem sobre a situação perfazendo a margem de 60% a 19%,assim distribuídos:

O candidato Gustavo Feijó apresenta 25%, Kleber Tenório aparece com 19%,mesma porcentagem do candidato Ricardo Jorge, e Valter Acioly chega a 16%.Os votos nulos e brancos chegam a 21%.

Rejeição maior do atual candidato do prefeito

Outro questionamento feito pelo Ibrape/CadaMinuto foi sobre o índice de rejeição de cada candidato. Perguntados se a eleição fosse hoje, em qual candidato o eleitor não votaria em hipótese alguma, o bocamatense respondeu da seguinte forma:

O candidato da situação, Ricardo Jorge tem ume rejeição de 26%, Kleber Tenório apresenta uma rejeição de 16%, Gustavo Feijó 15% e Valter Acioli tem a menor rejeição, com 12%.Não sabe ou não opinaram 45% da população.

Os números para o índice de rejeição ultrapassam os 100% pelas perguntas serem de múltipla escolha.

Vereadores

O Ibrape/CadaMinuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 38 nomes citados em um levantamento que conta ainda com 61,1 % de indecisos.

Os vinte mais lembrados pela ordem são; Valtinho Acioly com 6,4%, Salvador 4,8%, Tonho Eudocia 3,2%, Anderson 2,9%, FI 2,3%, Geu Barros e Joana Angelica 1,7%, Robson 1,6%, Nazaré Tenório e Wilson Costa 1,5%, Baré e Zé da Vandete 1,2%, Margarida Paixão 1,1%, Thiago Sarmento 0,9%, Luiza Teles 0,8%, Dentinho e Ze do Santos 0,5% e Erico da Saúde, Sergio Sátiro e Valber com 0,4%.

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/CadaMinuto em Boca da Mata foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 16% da população de Boca da Mata acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 56 % acha que ela faz um bom governo, 17 % classifica a administração como regular, 2% ruim, 2% péssimo e 6% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 9% da população classifica o governo como ótimo, 45% como bom, 23% como regular, 4% como ruim, 8% como péssimo e 11% não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão do prefeito José Tenório, 7 % da população classifica sua gestão como ótima, 37% como bom, 27 % como regular, 7 % como ruim, 19 % como péssima e 3% não sabe ou não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/CadaMinuto foi aos bairros de Boca da Mata e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:

15,3 % aponta a falta de calçamento/pavimentação como maior problema de seu bairro/povoado, 13,7% colocou o abastecimento d’água, 10,6% ficaram com a falta de médicos, 10,5% com o saneamento, 10,1% com a segurança e 4% com a falta de remédios.

Pesquisas Anteriores

O Ibrape/Cadaminuto já fez levantamentos em outras três cidades alagoanos, veja abaixo o resultado em cada uma delas.

Palmeira dos Indios

Penedo

Viçosa

Próximas pesquisas

O Ibrape/CadaMinuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, estamos utilizando a resposta dos internautas para saber quais municípios devem ser alvos das próximas pesquisas, Boca da Mata foi escolhida já a pedido dos internautas, então divulgue abaixo nos comentários quais os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..