A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal CadaMinuto traz nesta segunda-feira, 26 de setembro, a publicação de sua quinta pesquisa, sendo a quarta de uma série em se tratando das eleições de 2012.
O município onde foi realizado o terceiro levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Boca da Mata, localizada na Zona da Mata do Estado a 72 km da capital Maceió, com 25.273 habitantes, totalizando 19.978 eleitores.
O Ibrape/CadaMinuto ouviu 1.000 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos.
Resultado deixa oposição na frente
Quatro candidatos foram apresentados ao eleitor bocamatense, sendo um da situação, Ricardo Jorge e três da oposição, Gustavo Feijó, Kleber Tenório e Valter Acioli.
A oposição tem larga vantagem sobre a situação perfazendo a margem de 60% a 19%,assim distribuídos:
O candidato Gustavo Feijó apresenta 25%, Kleber Tenório aparece com 19%,mesma porcentagem do candidato Ricardo Jorge, e Valter Acioly chega a 16%.Os votos nulos e brancos chegam a 21%.
Rejeição maior do atual candidato do prefeito
Outro questionamento feito pelo Ibrape/CadaMinuto foi sobre o índice de rejeição de cada candidato. Perguntados se a eleição fosse hoje, em qual candidato o eleitor não votaria em hipótese alguma, o bocamatense respondeu da seguinte forma:
O candidato da situação, Ricardo Jorge tem ume rejeição de 26%, Kleber Tenório apresenta uma rejeição de 16%, Gustavo Feijó 15% e Valter Acioli tem a menor rejeição, com 12%.Não sabe ou não opinaram 45% da população.
Os números para o índice de rejeição ultrapassam os 100% pelas perguntas serem de múltipla escolha.
Vereadores
O Ibrape/CadaMinuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 38 nomes citados em um levantamento que conta ainda com 61,1 % de indecisos.
Os vinte mais lembrados pela ordem são; Valtinho Acioly com 6,4%, Salvador 4,8%, Tonho Eudocia 3,2%, Anderson 2,9%, FI 2,3%, Geu Barros e Joana Angelica 1,7%, Robson 1,6%, Nazaré Tenório e Wilson Costa 1,5%, Baré e Zé da Vandete 1,2%, Margarida Paixão 1,1%, Thiago Sarmento 0,9%, Luiza Teles 0,8%, Dentinho e Ze do Santos 0,5% e Erico da Saúde, Sergio Sátiro e Valber com 0,4%.
Avaliação de prefeito, governador e presidente
Outro levantamento feito Ibrape/CadaMinuto em Boca da Mata foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:
Em relação ao governo Dilma Roussef, 16% da população de Boca da Mata acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 56 % acha que ela faz um bom governo, 17 % classifica a administração como regular, 2% ruim, 2% péssimo e 6% não sabe ou não quis opinar.
Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 9% da população classifica o governo como ótimo, 45% como bom, 23% como regular, 4% como ruim, 8% como péssimo e 11% não sabe ou não quis opinar.
Em relação a atual gestão do prefeito José Tenório, 7 % da população classifica sua gestão como ótima, 37% como bom, 27 % como regular, 7 % como ruim, 19 % como péssima e 3% não sabe ou não quis opinar.
Problemas na cidade
Além dos números de intenções de votos o Ibrape/CadaMinuto foi aos bairros de Boca da Mata e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:
15,3 % aponta a falta de calçamento/pavimentação como maior problema de seu bairro/povoado, 13,7% colocou o abastecimento d’água, 10,6% ficaram com a falta de médicos, 10,5% com o saneamento, 10,1% com a segurança e 4% com a falta de remédios.
Pesquisas Anteriores
O Ibrape/Cadaminuto já fez levantamentos em outras três cidades alagoanos, veja abaixo o resultado em cada uma delas.
Próximas pesquisas
O Ibrape/CadaMinuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, estamos utilizando a resposta dos internautas para saber quais municípios devem ser alvos das próximas pesquisas, Boca da Mata foi escolhida já a pedido dos internautas, então divulgue abaixo nos comentários quais os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.









