Em Palmeira, Petrúcio lidera pesquisa e rejeição de prefeito é de 40%

05/09/2011 02:49 - Política
Por Redação
Image

- Veja resultado da pesquisa anterior do Ibrape/Cadaminuto na cidade de Viçosa

A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal Cadaminuto traz nesta segunda-feira, 05 de setembro, a publicação de sua terceira pesquisa, sendo a segunda de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o segundo levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Palmeira dos Índios, localizada no Agreste do Estado a 135 km da capital Maceió, com 70.434 habitantes, e que vem a ser a terceira maior cidade de Alagoas.

O Ibrape/Cadaminuto ouviu 1.000 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos. Três cenários foram apresentados aos eleitores: No primeiro seis candidatos foram apresentados, no segundo apenas os nomes do atual prefeito James Ribeiro, do ex-prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa e do médico Welignton Bento foram apresentados e no terceiro há um embate direto entre James e Petrúcio, e o resultado é o seguinte:

Em uma situação com seis diferentes candidatos a população de Palmeira dos Índios perguntada em quem votaria hoje para prefeito respondeu que 34% escolheria Petrúcio Barbosa, 24% o atual prefeito James Ribeiro, 9% Welington Bento, 8% o Dr. Márcio, 6% Patrícia Sampaio e 1% o deputado estadual Ronaldo Medeiros. Indecisos e brancos com 18%.

Em um quadro com três diferentes opções, a população de Palmeira dos Índios perguntada em quem votaria hoje para prefeito respondeu que 40% escolheria Petrúcio Barbosa, 27% o atual prefeito James Ribeiro e 13% ficaria com o doutor Welington Bento. Indecisos e brancos ficam com 20%.

Já em um embate direto entre James Ribeiro e Petrúcio Barbosa, a diferença seria de 15%, com Petrúcio ficando com 46%, James com 31% e Indecisos e Brancos chegando a 23%.

Rejeição grande do atual prefeito

Outro questionamento feito pelo Ibrape/Cadaminuto foi sobre o índice de rejeição de cada candidato. Perguntados se a eleição fosse hoje, em qual candidato o eleitor não votaria em hipótese alguma, o palmeirense respondeu da seguinte forma: O atual prefeito James Ribeiro conta com 40% de rejeição, Petrúcio Barbosa vem em seguida com 15%, Patrícia Sampaio tem 13%, Ronaldo Medeiros 12%, Dr. Welington Bento com 10% e Dr. Marcio com 9%, não sabe ou não opinaram 32% da população.

Vereadores

O Ibrape/Cadaminuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 50 nomes citados em um levantamento que conta ainda com 59,9 % de indecisos.

Os vinte mais lembrados pela ordem são; Targino com 16,4%, Gileninho Sampaio com 2,2%, Maxwel Feitosa com 1,9%, França Junior e Salomão Torres com 1,7%, Marta Gaia com 1,5%, Maria do Leite com 1,4%, Junior Miranda com 1,3% e na sequencia, Geraldo Alencar, Daciel, Roberto Candido, Sheila Duarte, Júlio Cesar, Jaime Farias, Arnaldo do Detran, Antonio Fonseca, Chiquinho da Casal , Neide, Abrão e Elane Malbino.

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/Cadaminuto em Palmeira dos Índios foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 14% da população de Palmeira acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 50% acha que ela faz um bom governo, 24% classifica a administração como regular, 3% ruim, 5% péssimo e 4% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 6% da população  classifica o governo como ótimo, 44% como bom, 23% como regular, 5% como ruim, 13% como péssimo e 9% não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão do prefeito James Ribeiro, 6% da população classifica sua gestão como ótima, 31% como bom, 28% como regular, 10% como ruim, 24% como péssima e 1% não sabe ou não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/Cadaminuto foi aos bairros de Palmeira dos Indios e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:

32,1% aponta a falta de calçamento/pavimentação como maior problema de seu bairro/povoado, 14,1% fala em iluminação pública, 12,4% aponta o lixo, 11,4% as estradas, 10,9% o saneamento, 10,9% a segurança e 6,1% o desemprego.

Quem é o eleitor?

Outro dado importante na análise entre os candidatos a prefeito se dá quanto a escolaridade do eleitorado, entre a população considerada analfabeta, o ex-prefeito de Igaci faz 38% contra 32% de James Ribeiro e 10% de Welington Bento, quando o levantamento é feito entre os eleitores com 1° grau a diferença aumenta para 44% de Petrúcio a 25% de James e 13% de Welington, já em relação ao nível superior quem cresce é o Dr. Bento que chega a 15%, James fica com 27% e Petrúcio com 24%.

Próximas pesquisas

O Ibrape/Cadaminuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, estamos utilizando a resposta dos internautas para saber quais municípios devem ser alvos das próximas pesquisas, então divulgue abaixo nos comentários qual os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.
 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..