Ibrape/Cadaminuto: Em Paripueira atual prefeito ganharia com muita facilidade

18/10/2011 03:07 - Política
Por Redação
Image

A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal CadaMinuto traz nesta terça-feira, 18 de outubro, a publicação de sua oitava pesquisa, sendo a sétima de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o sétimo levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Paripueira, localizada Litoral Norte a apenas 28 km da capital Maceió, com 11.349 habitantes, e um universo de eleitores que chega a 8.672 habitantes.

O Ibrape/CadaMinuto ouviu 800 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos.

Números

Ao contrário de outros municípios não existe ainda um candidato de oposição definido, então o Ibrape/Cadaminuto analisou dois diferentes quadros, em um, de forma estimulada é posta a seguinte questão: Em quem a população de Paripueira votaria, no atual prefeito Abraão Moura ou em um candidato de oposição?

O resultado deste questionamento deu 84% para Abraão, 5% para o candidato de oposição e 11% disseram que não sabe ou não opinaram.

Em um segundo quadro foi perguntado a população de Paripueira de forma espontânea qual o seu candidato a prefeito, e assim foi o resultado:

Abraão foi lembrado por 70,3% da população, Petrônio ficou com 0,5%, Cicero Cavalcante com 0,4% e outros quatro nomes, Alexandre, Carlinhos Três Irmãos, Henrique Manso e Zé Filho ficaram com 0,2%. Indecisos, Brancos e Nulos ficam com 27% da população.

Rejeição dos candidatos

Outro questionamento feito pelo Ibrape/CadaMinuto foi sobre o índice de rejeição do candidato. Como apenas o nome de Abraão Moura está lançado a pergunta foi reformulada para, o senhor aprova ou desaprova a atual administração, o resultado:

94% da população aprova a gestão de Abraão Moura, 2% desaprova e 4% não sabe ou não opinou.

Vereadores

O Ibrape/CadaMinuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 48 nomes citados em um levantamento que conta ainda com 45,9 % de indecisos.

Os quinze mais lembrados pela ordem são: Joabe 10,2%, Vanio 7,9%, Alexandre Mendonça, 6,7%, Jurandi Duarte, 5,3%, Haroldo, 5,0%, Cicero Sabino 3,2%, Petrônio 3,1%, Jhow 2,5%, Nelsinho 1,7%, Jader da Farmácia 1,5%, Silvio Souteban 1,2%, Paulo Dorta 1,0%, Elibeli 0,5% e Benedito de Paula, Irmão Vânio e Mauricio Gama com 0,4%

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/CadaMinuto em Paripueira foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 15% da população de Paripueira acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 53% acha que ela faz um bom governo, 19% classifica a administração como regular, 3% ruim, 5% péssimo e 5% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 7% da população classifica o governo como ótimo, 41% como bom, 26 % como regular, 5% como ruim, 11% como péssimo e 10 % não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão do prefeito Abraão Moura, 37 % da população classifica sua gestão como ótima, 52% como bom, 8 % como regular, 1 % como ruim, 1 % como péssima e 1% não sabe ou não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/CadaMinuto foi aos bairros de Paripueira e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:

19,9% aponta a falta de calçamento/pavimentação como maior problema de seu bairro/povoado, 11,9 % Saneamento, 7,9% o Desemprego,6.7% falta de médico e 6,5% iluminação pública.

Pesquisas Anteriores

Clque abaixo nos municípios que já tiveram levantamentos feitos pelo Ibrape/Cadaminuto:

Viçosa

Palmeira dos Indios

Penedo

Boca da Mata

Marechal Deodoro

Atalaia

Próximas pesquisas

O Ibrape/CadaMinuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, estamos utilizando a resposta dos internautas para saber quais municípios devem ser alvos das próximas pesquisas, o município de Paripueira já foi escolhido dentro destes critérios, então divulgue abaixo nos comentários quais os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..