A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal CadaMinuto traz nesta terça-feira, 18 de outubro, a publicação de sua oitava pesquisa, sendo a sétima de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o sétimo levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Paripueira, localizada Litoral Norte a apenas 28 km da capital Maceió, com 11.349 habitantes, e um universo de eleitores que chega a 8.672 habitantes.

O Ibrape/CadaMinuto ouviu 800 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos.

Números

Ao contrário de outros municípios não existe ainda um candidato de oposição definido, então o Ibrape/Cadaminuto analisou dois diferentes quadros, em um, de forma estimulada é posta a seguinte questão: Em quem a população de Paripueira votaria, no atual prefeito Abraão Moura ou em um candidato de oposição?

O resultado deste questionamento deu 84% para Abraão, 5% para o candidato de oposição e 11% disseram que não sabe ou não opinaram.

Em um segundo quadro foi perguntado a população de Paripueira de forma espontânea qual o seu candidato a prefeito, e assim foi o resultado:

Abraão foi lembrado por 70,3% da população, Petrônio ficou com 0,5%, Cicero Cavalcante com 0,4% e outros quatro nomes, Alexandre, Carlinhos Três Irmãos, Henrique Manso e Zé Filho ficaram com 0,2%. Indecisos, Brancos e Nulos ficam com 27% da população.

Rejeição dos candidatos

Outro questionamento feito pelo Ibrape/CadaMinuto foi sobre o índice de rejeição do candidato. Como apenas o nome de Abraão Moura está lançado a pergunta foi reformulada para, o senhor aprova ou desaprova a atual administração, o resultado:

94% da população aprova a gestão de Abraão Moura, 2% desaprova e 4% não sabe ou não opinou.

Vereadores

O Ibrape/CadaMinuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 48 nomes citados em um levantamento que conta ainda com 45,9 % de indecisos.

Os quinze mais lembrados pela ordem são: Joabe 10,2%, Vanio 7,9%, Alexandre Mendonça, 6,7%, Jurandi Duarte, 5,3%, Haroldo, 5,0%, Cicero Sabino 3,2%, Petrônio 3,1%, Jhow 2,5%, Nelsinho 1,7%, Jader da Farmácia 1,5%, Silvio Souteban 1,2%, Paulo Dorta 1,0%, Elibeli 0,5% e Benedito de Paula, Irmão Vânio e Mauricio Gama com 0,4%

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/CadaMinuto em Paripueira foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 15% da população de Paripueira acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 53% acha que ela faz um bom governo, 19% classifica a administração como regular, 3% ruim, 5% péssimo e 5% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 7% da população classifica o governo como ótimo, 41% como bom, 26 % como regular, 5% como ruim, 11% como péssimo e 10 % não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão do prefeito Abraão Moura, 37 % da população classifica sua gestão como ótima, 52% como bom, 8 % como regular, 1 % como ruim, 1 % como péssima e 1% não sabe ou não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/CadaMinuto foi aos bairros de Paripueira e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:

19,9% aponta a falta de calçamento/pavimentação como maior problema de seu bairro/povoado, 11,9 % Saneamento, 7,9% o Desemprego,6.7% falta de médico e 6,5% iluminação pública.

Pesquisas Anteriores

Clque abaixo nos municípios que já tiveram levantamentos feitos pelo Ibrape/Cadaminuto:

Viçosa

Palmeira dos Indios

Penedo

Boca da Mata

Marechal Deodoro

Atalaia

Próximas pesquisas

O Ibrape/CadaMinuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, estamos utilizando a resposta dos internautas para saber quais municípios devem ser alvos das próximas pesquisas, o município de Paripueira já foi escolhido dentro destes critérios, então divulgue abaixo nos comentários quais os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.