Ibrape/Cadaminuto: Em Piaçabuçu, disputa entre ex e atual prefeito é equilibrada

24/10/2011 02:40 - Política
Por Redação
Image

A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal CadaMinuto traz nesta segunda-feira, 24 de outubro, a publicação de sua nona pesquisa, sendo a oitava de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o sétimo levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Piaçabuçú, localizada Litoral Sul a apenas 140 km da capital Maceió, com 25.087 habitantes, e um universo de eleitores que chega a 21.000 habitantes.

Piaçabuçu foi escolhida após os pedidos de dezenas de comentários no Cadaminuto. O Ibrape/CadaMinuto ouviu 800 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos.

Números

Piaçabuçu é um município onde existem três candidatos definidos, o atual prefeito, Dalmo Junior, o ex-prefeito Djalma Beltrão e uma terceira via, a professora Gineide, então o Ibrape/Cadaminuto analisou apenas o quadro onde os três são candidatos já que não existe chance de composição, então foi posta a seguinte questão: Em quem a população de Piaçabuçu votaria?

O resultado deste questionamento deu 32% para Dalmo Junior, 25% para Djalma Beltrão e 14% para Professora Gineide, 29% disseram que não sabe ou não opinaram.

Cruzamentos

Nos cruzamentos sobre os eleitorados dos três candidatos existe um equilibrio nos números de Dalmo Junior e Djalma Beltrão em relação a faixa etária,já em relação a Professora Gineide,os números mostram grande parte de sua força no eleitorado entre 16 e 29 anos, onde ela alcança 21%.

Quando se considera o grau de instrução, o candidato Dalmo Junior consegue sua maior diferença entre os analfabetos, Djalma Beltrão vence entre os votantes com 1°Graus e professora Gineide obteve seu melhor resultado entre os pesquisados de nível superior.

Rejeição dos candidatos

Outro questionamento feito pelo Ibrape/CadaMinuto foi sobre o índice de rejeição do candidato.

Neste questionamento a ordem dos candidatos também não mudou, o atual prefeito Dalmo Junior lidera em relação a rejeição com 33%, Djalma Beltrão aparece com 29% e Professora Gineide tem 20%, não sabe ou não quiseram opinar 35% da população.

Vereadores

O Ibrape/CadaMinuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 50 nomes citados em um levantamento que conta ainda com 64,0 % de indecisos.

Os quinze mais lembrados pela ordem são: Taba com 5,2%, Firmino com 4,5%, Ailton com 2,6%, Dr.Lu e Marli com 2,2%, Gelson com 2,1%, Professora Gineide e Raquel com 1,5%, Keity com 1,3%, Santinha com 1,2%, Dr. Gil, João Leite, Loura e Professor Melo com 0,9%, Jeferson Monteiro com 0,8%, Alipio, Antonio Veiga e Manoel Messias com 0,7%.

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/CadaMinuto em Piaçabuçu foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 16% da população de Piaçabuçu acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 49% acha que ela faz um bom governo, 25% classifica a administração como regular, 3% ruim, 3% péssimo e 4% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 8% da população classifica o governo como ótimo, 37% como bom, 24 % como regular, 5% como ruim, 13% como péssimo e 13 % não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão do prefeito Dalmo Junior, 7 % da população classifica sua gestão como ótima, 28% como bom, 31 % como regular, 11 % como ruim, 20 % como péssima e 3% não sabe ou não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/CadaMinuto foi aos bairros de Piaçabuçu e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:

23,1% aponta a falta de saneamento, 13,2% calçamento e pavimentação, 12,5% a falta de médicos, 8,5% a falta de habitação e 7,6% o desemprego.

Pesquisas Anteriores

Clque abaixo nos municípios que já tiveram levantamentos feitos pelo Ibrape/Cadaminuto:

Viçosa

Palmeira dos Indios

Penedo

Boca da Mata

Marechal Deodoro

Atalaia

Paripueira

Próximas pesquisas

O Ibrape/CadaMinuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, estamos utilizando a resposta dos internautas para saber quais municípios devem ser alvos das próximas pesquisas, o município de Piaçabuçu já foi escolhido dentro destes critérios, então divulgue abaixo nos comentários quais os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..