Vítima fatal de desabamento em prédio não usava cinto de segurança, confirma Bombeiros

12/04/2013 09:01 - Maceió
Por Paulo Chancey Junior e Vanessa Siqueira
Image

Momentos depois do desabamento em uma obra no bairro da Ponta Verde, na manhã desta sexta-feira (12), que deixou uma vítima fatal e quatro feridos o Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de investigação das condições de trabalho no local e constatou três falhas que poderiam ter sido evitadas, mas que podem ter sido preponderantes para o acidente.

De acordo com o Coronel Paulo Marques do Corpo de Bombeiros, dentro da obra havia vários materiais individuais de segurança. Porém, não estava sendo devidamente usados, inclusive pelo operário Erinaldo Barbosa da Silva, que morreu no local.

O segundo erro, foi que durante esta manhã, estavam presentes apenas o estagiário de engenharia, o mestre de obras e o técnico de segurança, quando o engenheiro deveria estar acompanhando todo o procedimento.

O terceiro erro foi que no momento da colocação do concreto, o técnico de segurança não estava presente para fiscalizar o uso correto dos materiais de segurança. “O acidente poderia ter sido evitado em várias circunstâncias. No momento da queda, o operário estava sem o cinto de segurança e não tinha ninguém para fiscalizar isso”, disse o Coronel Paulo Marques.

O trabalho de investigação do Corpo de Bombeiros continua, inclusive na apuração se havia liberação junto ao próprio órgão para executar serviços internos na obra. Além disso, a construtora “Mendonça Engenharia LTDA”, já foi chamada para prestar esclarecimentos sobre a fiscalização geral que deveria estar fazendo diariamente na obra.

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Alagoas (Crea/AL), deve periciar o local e emitir um laudo com as causas do acidente.

Leia mais sobre o acidente: 

Parte de prédio em construção desaba, mata um operário e fere outros quatro na Ponta Verde

Identificado operário que morreu em obra de prédio em construção

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..