A caneta que anunciou o renascimento e não mais uma morte*

23/05/2012 13:06 - Geral
Por Candice Almeida

Aqueles que acreditam numa Alagoas mais igualitária, justa e correta, muitas vezes são taxados de sonhadores. Não raras vezes “acusados” de viverem num “mundo cor-de-rosa”, onde sonhos se tornam realidade.

Nesta Pensata os leitores têm encontrado estímulo para mudar comportamentos e inspirar gerações. Aqueles que “sonham” e realizam em prol de uma sociedade melhor para seus filhos, e menos caótica para si mesmos, encontram guarida e certeza de que não são únicos.

Já dizia Raul Seixas: “um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

E é acreditando nisso que os “sonhadores” não devem parar de fazer o que está ao seu alcance. Afinal, é através de pequenos atos do cotidiano, exemplos e legados que são deixados aos que nos rodeiam, que conseguimos melhorar nossa sociedade.

O que o alagoano presente no plenário do Tribunal de Justiça testemunhou no dia de ontem (22) foi histórico. Infelizmente não televisionado, mas quem esteve presente viu que o Judiciário tem acompanhado a mudança que a sociedade tanto deseja, que a Constituição de 1988 seja uma realidade e não uma utopia.

Não é novidade para ninguém, que Alagoas é detentora de forte influência política em todas suas esferas de Poder. Sempre foi assim, é algo culturalmente arraigado em nossa sociedade.

Mas como já previsto, ao menos pelos sonhadores, essa realidade vem, paulatinamente, sendo modificada. E o Tribunal de Justiça deu uma mostra disso, ao apontar entendimento uníssono no sentido de que a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas, em disputa judicial entre o Ministério Público de Contas e a Assembleia Legislativa de Alagoas, deve ser ocupada pelo Parquet de Contas.

Pela primeira vez em 24 anos – desde a promulgação de nossa Carta Magna Cidadã –, Alagoas poderá contar com um Tribunal de Contas em consonância com os termos constitucionais. E, ainda que não esteja terminado, e o pedido de vistas tenha adiado um pouco mais esse dia, a postura dos Desembargadores do Tribunal de Justiça de Alagoas que optaram por adiantar seu voto e consolidar o entendimento da Relatora foi uma vitória para a sociedade.

E mesmo que caibam recursos aos Tribunais Superiores, e que haja a possibilidade concreta de reforma daquele entendimento, o alagoano não pode fechar os olhos para o momento histórico patrocinado pelo Judiciário de nosso estigmatizado estado.

Aos sonhadores, continuem sonhando, e aos que podem mudar a realidade, continuem caminhando.

 

*Referência ao texto "Crônica de uma Morte Anunciada", publicado nesta Pensata.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..