Amigos, estou acompanhando de perto os bastidores da cena política em torno da eleição para OAB/AL. É que sou amigo de dois dos pré-candidatos declarados até agora, Welton Roberto e Marcelo Brabo. Welton é meu colega professor da FDA/UFAL e Marcelo me deu a honra de começar a advocacia no seu escritório.

Os bastidores estão quentes, como se acompanha pela imprensa (Veja aqui e aqui dois textos de Lula Vilar e aqui um de Maresia sobre o assunto).Tanto na situação como na oposição, aparentemente, há várias indefinições, mas o jogo está em andamento. Como a OAB é de interesse de toda a sociedade – não só do advogado – acho que vale a pena tratar disso aqui nesse espaço.

Acompanhando esses bastidores, posso dizer que, agora, consolidou-se um outro nome para a disputa. Trata-se do advogado e professor Thiago Bomfim, de quem também sou muito próximo. Thiago é advogado e meu colega professor de Direito Constitucional da FDA/UFAL e do CESMAC, tem mestrado em Direito Constitucional pela FDA/UFAL e é doutorando pela Universidade de Coimbra. É jovem, competente, e tem uma carreira de sucesso. Faz o estilo agregador e ponderado e pode dar ainda mais qualidade ao debate sobre o papel da OAB.

Para quem pensa que o nome de Thiago é assim tão inesperado, esclareço que ele já era mencionado como possível candidato desde as eleições passadas. Foi mencionado em reuniões do movimento pela Nova Advocacia ainda esse ano, apesar de o movimento não ter fechado apoio a nenhum pré-candidato, mantendo-se no campo das propostas e ideias.

É preciso também informar que Thiago Bomfim é muito próximo do próprio Welton Roberto. São colegas da UFAL e amigos. Aliás, fazem parte do mesmo grupo que procura uma alternativa à atual gestão da OAB e compartilham o discurso pela valorização do advogado e das prerrogativas. Com seu estilo mais contido, porém não menos contundente, Thiago tem conquistado a preferência de lideranças – tradicionais e jovens – e, apesar de não ser tão conhecido do grande público quanto os outros dois pré-candidatos, empolga boa parte da advocacia jovem, hoje desiludida com as questões de classe.

Além disso, tem muito bom trânsito com o Judiciário, Ministério Público e com a Advocacia Pública, o que é muito importante para a defesa e conquistas da classe. Como é professor desde que se formou, há pouco mais de dez anos, Thiago Bomfim tem conhecimento entre os jovens advogados e é muito querido pelos seus alunos, além de ter bom trânsito no mundo acadêmico.

Diante do chamamento de várias lideranças que o enxergam como o nome capaz de unificar os grupos de oposição, Thiago, que antes não pretendia se candidatar, hoje já aceita o desafio e por isso seu nome já aparece na excelente cobertura das eleições que faz o meu colega blogueiro Lula Vilar aqui no Cada Minuto e nas conversas de advogados sobre a OAB.

Sem dúvida, essa novidade vai qualificar ainda mais o debate sobre as eleições da OAB/AL.