Viçosa

Uma série de irregularidades contidas na construção do conjunto residencial, Santa Ana motivou o  vereador Jota Wanderley (DEM), a marcar uma audiência com o vice-governador José Thomaz Nonô,  coordenador das obras das casas da reconstrução. Uma comissão formada pelos vereadores Jota, Nébson e a presidenta da Câmara, Micheline, detectou que no conjunto não há  pavimentação em algumas ruas, a iluminação é precária, como também a falta de distribuição de energia e água para as casas  e os kits acessórios nos banheiros. O assunto já foi discutido junto a Caixa e Tomaz Nonô se comprometeu a comparecer dia 5, do mês que vem,  numa Sessão Ordinária da Câmara que visa tratar sobre essa bronca.

 

União dos Palmares

O projeto “Fundação de Portas Abertas” chega à segunda edição e promoverá uma semana cultural com atividades gratuitas, em União dos Palmares, de segunda a sexta da semana que vem. O evento realizado pela Fundação Palmares  visa apresentar seu espaço físico e promover um encontro entre quilombolas, estudantes e agentes culturais do estado para ações de fomento e difusão de manifestações culturais negras

Rio São Francisco

Na terça-feira, em Salvador/BA, o jornalista alagoano, Anivaldo Miranda foi reeleito por quase unanimidade para a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.  Disse que  a única abstenção foi a do representante da OAB de Sergipe. “Será uma tarefa extenuante, mas prazerosa para consolidar o CBHSF como um exemplo de gestão participativa e colegiada; válido para consolidar os comitês de bacias hidrográfica como a verdadeira base da nova forma sustentável e moderna de administração das águas, manejo produtivo dos grandes espaços e preservação ambiental que o Brasil está a reclamar” comentou ontem no Facebook, Anivaldo Miranda.

Palmeira dos Índios

Continua acirrada a situação em Palmeira, entre índios e algumas pessoas. Nesta quinta-feira, por exemplo, povos da etnia xukuru-kariri divulgou uma carta de repúdio contra os proprietários rurais que estão ocupando a área demarcada pela Funai .

Para eles, “os latifundiários e empresários estão distorcendo os fatos, fazendo uso abusivo da política e usado os meios de comunicação para inviabilizar a luta, incitando a violência da sociedade contra a demarcação de seu território tradicional”.

 

Palmeira- campanha

Na última semana, um grupo intitulado “Palmeira de todos” promoveu um ato contra a demarcação, que contou com a presença de políticos locais, como o prefeito da cidade James Ribeiro e do deputado Edval Gaia Filho, ambos do PSDB, e, que possuem terras na área demarcada. Além destes, o deputado Renan Filhos e Alexandre Toledo, também marcaram presença e comentaram que a “demarcação é extemporânea”.