Alunos de escola pública lançam livros de romance em Delmiro

27/05/2013 06:20 - Educação
Por Ascom - SEE
Image

Como parte de um projeto pedagógico de Língua Portuguesa, quarenta alunos do ensino médio da Escola Estadual Luiz Augusto de Menezes, em Delmiro Gouveia, lançaram, no encerramento da Semana Cultural, neste final de semana, sete livros do gênero romance. A noite de autógrafo dos novos escritores foi realizada na praça de eventos, em Delmiro Gouveia, com a participação do secretário da Educação Adriano Soares, gestores, professores, alunos e convidados.

Como explica Tácia Oliveira, coordenadora do projeto, no primeiro semestre de 2012 foi trabalhado o gênero romance a partir de trechos de diversas obras de escritores brasileiros. “Os alunos tiveram contato com diversos tipos de romance para que os mesmos desmistificassem a ideia de que romance obrigatoriamente tem de ser romântico”.

Divido em etapas, o projeto teve sequência com a escolha de uma lista com temas que dariam possíveis romances; em seguida, cada grupo citou seus temas, cada componente dos grupos escolheu um deles, desenvolveu um conto e então foram devolvidos às equipes para que escolhessem o melhor.

O secretário Adriano Soares reconhece que o lançamento dos sete livros serve para mostrar à sociedade que é possível acreditar no potencial dos alunos e no ensino público de qualidade. “Dispensamos todo apoio para a publicação dos romances, e os livros editados serão distribuídos nas 328 escolas da rede estadual”, garantiu o secretário da Educação e do Esporte.  

Juliana Soares, aluna do 3º ano, fez parte da equipe que escreveu o livro “O futuro a Deus Pertence”, explica que o romance é uma história de um casal romântico, de classe social diferente, da Carolina do Norte. “Não foi difícil escolher o tema, muito menos concluí-lo. A dificuldade foi parar de escrever”, reconhece ela, já que cada livro teria apenas cinco capítulos, de acordo com as regras do projeto.

“Faces de um assassino”, do gênero investigativo, o livro foi escrito por Cassiano Marques, Emerson Silva, Elias Miguel e Jeferson Clemente, contém cinco capítulos e retrata a superação dos limites do seu personagem. “Nossa proposta foi quebrar o paradigma do romance pelo romântico”, confessa Cassiano, destacando que já vai começar a segunda parte do livro.

“O lançamento dos livros tem um significado muito relevante para professores e alunos e representa um marco para a Escola Estadual Luiz Augusto Menezes”, enfatiza Andrezza Moreira, coordenadora pedagógica e mãe da aluna Ana Carolina, que também faz parte dos novos romancistas da escola.

Para a diretora-geral da escola, Cícera Vieira, o trabalho da produção dos livros realizado pela coordenação pedagógica e pelos alunos é de um valor inestimável para a comunidade escolar. “Esse livros vão servir ainda para compor o acervo da biblioteca escolar”, comemora Cícera.     

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..