Prefeitura de Belém: justiça começa a ouvir testemunhas

14/05/2013 13:29 - Política
Por Gabriela Flores
Image

O caso que acusa o Prefeito de Belém, Clênio Vilar (PMN), de ter cometido crime eleitoral será iniciado nesta quarta feira (15), na Comarca de Palmeira dos Índios, que irá apreciar a denúncia de crime eleitoral de compra de votos. A ação foi aberta pela ex-candidata à prefeitura de Belém, Ana Paula Santa Rosa.

Nesta quarta a justiça começará a ouvir as partes envolvidas no processo. Está sendo levantada uma ação penal eleitoral sobre a denúncia de “abuso político e econômico onde configura o uso de recursos públicos na campanha quando à época houve a prisão de assessores com um montante aproximado de R$ 15 mil, dinheiro este que supostamente seria utilizado para compra de votos”, destacou o advogado Gustavo Ferreira.

O auto de apreensão feito pelos policiais também recolheu caderno com anotações, vales de abastecimento e uma lista com placas de motocicletas.

Ainda no período eleitoral, policiais apreenderam com os assessores do atual prefeito Clênio Vilar uma lista com dados de supostos eleitores, configurando um cadastro. “Também foram recolhidos pelas autoridades policiais uma série de cheques em branco da então prefeita de Belém e também cheques do ex-prefeito de Inhapi, Oberdan Tenório Malta Brandão, tio de Clênio, material este que se encontrava em poder dos assessores de Vilar”, destacou o advogado.

Contra o atual prefeito de Belém está aberta uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime). Caso seja condenado e apontado como culpado o prefeito será destituído do cargo e serão feitas novas eleições no município.

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..