Faculdades apresentam baixo rendimento em avaliação

19/12/2012 06:25 - Educação
Por Redação
Image

O Diário Oficial da União divulgou na edição desta quarta-feira (19) uma lista com cursos superiores de todo o Brasil que apresentaram um baixo rendimento e poderão ter o vestibular suspenso a partir do próximo ano. Em Alagoas, quatro cursos do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac) aparecem na listagem por não cumprirem recomendações impostas pelo Ministério da Educação (MEC) como garantia de uma formação superior de qualidade.

Confira a lista completa

De acordo com a avaliação do MEC, realizadas em 2008 e 2011, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção aparecem com nota 2 e são citados na relação dos cursos com tendência positiva. Já no quesito tendência negativa, nenhuma faculdade do estado aparece na listagem. 

A tendência positiva demonstra que apesar dos problemas apresentados e o nível de ensino ser insuficiente, os cursos tiveram avanços nas melhorias de condições e com isso não deverão sofrer penalidades, como a suspensão do vestibular, caso cumpra as determinações do Ministério. 

O CadaMinuto ainda não conseguiu contato com a direção do Cesmac para falar sobre o assunto.  

De um total de 6.083 cursos superiores avaliados pelo Sistema Federal de Ensino, 672 (mais de 10%) tiveram desempenho insatisfatório (notas 1 e 2), na avaliação trianual do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e sofrerão punições severas em 2013 para que melhorem ou desapareçam. Elas estão impedidas de aumentar o número de vagas no próximo ano e terão que assinar um protocolo de compromissos com o Ministério da Educação para corrigir deficiências e melhorar a qualidade do ensino, se quiserem sair do estado de recuperação.

Desse total, um grupo de 207 cursos, em pior situação, está impedido de fazer vestibular em 2013, sendo que 117, por terem apresentado viés de melhoria - subindo de 1 para 2 por exemplo - poderão reverter a situação ao longo do ano. Nos 90 cursos restantes, que pioraram o desempenho no exame, o quadro é irreversível e os 16.903 alunos inscritos no vestibular terão que procurar outras instituições. Os que já fizeram o exame e ainda não se matricularam, perderão a vaga. "Passar no vestibular não é garantia de matrícula", explicou o ministro.

As punições fazem parte do conjunto de medidas de regulação e supervisão anunciadas hoje pelo ministro da Educação, Aloizio Mercante, para enquadrar as instituições de ensino superior de má qualidade, avaliadas tanto no CPC, como no Índice Geral de Cursos. "Se não cumprirem todos os compromissos que o MEC vai estabelecer com cada uma, elas poderão ser fechadas a partir desse período de avaliação", avisou o ministro. Mas ele fez uma ressalva. "O sistema como um todo teve evolução muito positiva no período analisado, de 2008 a 2011, nas áreas abrangidas: engenharias, licenciaturas e ciências afins".

Ele lembrou que os cursos e instituições com nota baixa já eram penalizadas com exclusão do Fies e do Prouni, programas do governo de estímulo ao acesso ao ensino superior. "Agora elas não poderão realizar o vestibular se não melhorarem o desempenho no ano que vem", disse. Além disso, explicou, terão que assinar protocolo - espécie de ajustamento de conduta, no qual se comprometam a sanear em 60 dias as questões relacionadas a corpo docente (número mínimo de professores com mestrado e doutorado com dedicação exclusiva) e em 180 dias os problemas de infraestrutura (biblioteca, salas e equipamentos tecnológicos obrigatórios).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..