Absurdo: gestores deixam os municípios em estado de abandono

06/12/2012 13:48 - Kleverson Levy
Por Redação
Image

Tem sido complicada a vida dos moradores de algumas cidades alagoanas. Após o final da eleição, em outubro deste ano, alguns prefeitos que saíram derrotados nas urnas abandonaram de vez os seus respectivos municípios. O blog tem recebido constatemente emails e fotos que relatam essas histórias de abandono e desrespeito à comunidade em geral e o patrimônio público.

É o caso da cidade de Campo Alegre – já denunciamos aqui no blog - que ainda continua sem prefeito neste final de mandato. O atual, Maurício Tenório (PTB), após a derrota do vereador Dijalma Sampaio (PMN) nas urnas, candidato escolhido para sucedê-lo na Prefeitura, abandonou a administração municipal. A população campo-alegrense tem reclamado constantemente do lixo e mau cheiro nas ruas da cidade, falta de iluminação pública, falta de saneamento básico - como esgoto a céu aberto e serviços públicos (saúde, educação, assistência social) parados, além da falta d’água que agora se tornou mais um problema na cidade.

Penedo

Penedo, que fica às margens do Rio São Francisco, é outro município que convive com a falta de uma administração de qualidade. A prefeitura - até 31 de dezembro - é comandada pelo prefeito Israel Saldanha (DEM), derrotado nas urnas de outubro. Saldanha – após o dia 07 – deixou que o lixo tomasse conta das ruas históricas de Penedo, cortou o transporte escolar para os universitários, demitiu comissionados e ainda abandonou as obras em andamento na cidade. Enfim, um término de mandato que deixa em situação de abandono todos os penedenses.

Capela

No Vale do Paraíba, infelizmente, Capela também amarga o gosto de uma derrota eleitoral. O prefeito Adelmo Moreira Calheiros, o Adelminho (PMDB), parece esquecer que foi eleito para comandar o município até dezembro de 2012. Lá, moradores não aguentam mais o lixo tomando conta das ruas. Comerciantes também cobram do prefeito mais determinação nos serviços públicos e a coleta do lixo diariamente. Estudantes - que antes tinham o transporte escolar gratuito para estudar em Maceió - agora desembolsam cerca de 15 reais por semana para chegarem nos locais de ensino. Outros problemas, como fornecedores sem receber um “vintém”, viraram um caos administrativo e financeiro. Pelo que o blog foi informado, não há previsão de pagamento. E agora?

São José da Laje

Passado o pleito eleitoral, quando foi derrotado no dia 07 de outubro, o prefeito de São José da Laje, Márcio José da Fonseca Lyra, o Dudui (PP), que foi substituído de última hora pelo candidato a vice-prefeito, José Wilson Morais de Andrade – o Zé Wilson (PP), havia cortado o transporte escolar dos estudantes do município. Alunos que necessitavam do transporte para se deslocarem até o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - em Murici, faculdades em Maceió e até o transporte da zona rural foram prejudicado. Após manifestações dos estudantes na Câmara de Vereadores, o prefeito devolveu aos alunos o transporte escolar. Mas, na área da saúde, pacientes com diabetes não receberam mais a insulina nas unidades de saúde. Dezenas de idosos estão sem tomar a dose diária. Funcionários efetivos e aposentados estão com dois meses de salários atrasados. Até quando?

Opinião

Derrotados nas eleições municipais de 2012, os prefeitos mostram que o valor de uma administração pública é dada quando se tem benefício em troca. Apesar de perderem o mandato, os gestores devem cumprir os compromissos até o final da administração. Não é o que está acontecendo nas cidades citadas no texto. Entretanto, outras eleições virão no futuro para que os mesmos peçam votos aos eleitores. A hora do troco – mais uma vez – é nas urnas. Ou será que estes prefeitos encerram a carreira política em 2012?

Mas, tratar da administração pública com desrespeito, maus-tratos e prejudicando uma população que depende dos serviços públicos para sobreviver é – no mínimo – merecedor de derrotas em qualquer ano eleitoral. Prefeitura não é o quintal de casa, como fazem alguns gestores – prefeitos e secretários – destratando os que mais necessitam de saúde, educação, saneamento e demais serviços. O povo não merece respeito só até o período eleitoral. Vamos acabar com o cinismo existente e cumprir com os compromissos que são firmados. 

Pense nisso!

Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com

Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..