O Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) lança, pelo segundo ano consecutivo, o projeto IZP no Mês da Consciência Negra, que tem como propósito lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios, contribuições e diferenciais da comunidade afrodescendente.
Para isso, o IZP idealizou uma programação especial envolvendo todas as suas emissoras – Rede Educativa FM, Difusora AM e TV Educativa –, que veicularão edições especiais, spots, institucionais, além de cobertura de atividades realizadas durante o mês de novembro na capital e interior do Estado.

Um dos destaques desta edição será o programa IZP no Mês da Consciência Negra, especial realizado diretamente do estúdio da Rádio Educativa FM (Maceió), com transmissão também pelas Rádios Educativa FM Arapiraca e Porto Calvo, e Rádio Difusora de Alagoas. O programa de entrevistas e musical contará com cinco edições, cada uma tratando de um tema específico, e irá ao ar a partir desta segunda-feira (19) até a próxima sexta-feira (23). Na estreia do programa, será feito um panorama das ações afirmativas em Alagoas, contando com a participação de representantes tanto da iniciativa pública como da iniciativa privada.

A apresentação é do jornalista e radialista Marcos Guimarães, com participação especial do historiador Zezito Araújo. O programa tem o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Fundação Cultural Palmares, Comissão de jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (Cojira-AL), e Restaurante Akuaba.

Além da série especial nas rádios educativas, também serão veiculados ao longo da programação nessas emissoras institucionais com conceitos importantes para o Movimento Negro, mas pouco divulgados pela grande mídia e que podem facilitar o entendimento dos ouvintes sobre a importância da temática. O projeto prevê ainda o institucional “Batuque Vindo da África”, com informações sobre alguns instrumentos musicais originários daquele continente que se incorporaram à cultura brasileira.

A iniciativa conta ainda com o blog izpnomesdaconsciencianegra.blogspot.com contendo postagens das edições de 2011 e 2012.