Como sempre, o Executivo tem tudo para dominar a “linha ideológica” do parlamento-mirim. É mais que natural que a relação harmônica e independente entre o Executivo municipal e o Legislativo da capital alagoana tenha uma certa tendência a se inclinar para o lado da situação. Vale o ditado: o rio corre para o mar. São cargos comissionados, eleição de Mesa Diretora, dentre outros fatores.
Nas contas de bastidores já são entre 17 e 18 vereadores propensos a fazer parte da futura bancada governista do prefeito Rui Palmeira (PSDB). Uma situação que não difere do momento atual em que a bancada do prefeito Cícero Almeida é maioria esmagadora na Casa de Mário Guimarães.
Que a maioria não acabe em funk: “tá dominado, tá tudo dominado”. Que gere outros ritmos e que possa ter reflexão crítica nos projetos de interesse da capital alagoana. Afinal, vereadores não são eleitos com a função de balançarem a cabeça, nem para fazer a oposição raivosa. Mas, para se ter independência - ainda que bancada; por que não seria? - de fiscalizar (verbo pouco usado pelo parlamento-mirim atual) as práticas do Executivo.
Quem é oposição de certeza? Os vereadores do PSOL: Heloísa Helena e o “afastado” Guilherme Soares, além do petista Cléber Costa. Confirmados na bancada, Fátima Santiago (PP), Dudu Ronalsa (PSDB), Teresa Nelma (PSDB), Francisco Holanda Filho (PP) e Davi Davino (PP). E os demais que formariam a bancada governista. Aos poucos eles vão se aproximando e avisando: “cheguei”.
Mas, na lista podem estar Silvânia Barbosa (PPS), João Luiz (Democratas), Silvio Camelo (PV), Eduardo Canuto (PV), Zé Márcio (PSD), Silvânio Barbosa (PSB), Kelman Vieira (PMDB), Aparecida do Luiz Pedro (PRTB), Galba Neto (PMDB), Antônio Holanda (PMDB) e assim vai. Rui Palmeira só terá dificuldades de confirmar esta grande bancada em torno da “governabilidade” se forem grandes as dificuldades para indicações de cargos e - óbvio - as negociações para a formação da Mesa Diretora. E aí, pode existir “ideologia” que não resista a um não.
Estou no twitter: @lulavilar









