Disputa para 2014 entra no xadrez político da eleição do próximo mês

19/09/2012 05:21 - Geral
Por Redação
Image

Ainda faltam 19 dias para as eleições de 7 de outubro, mas muita gente já está pensando no pleito de 2014, principalmente na disputa de deputado federal, que sinaliza muita novidade na corrida de postulantes que alimentam o sonho de passar pelo menos quatro anos em Brasília. São vários os nomes que estão de olho em uma das nove cadeiras reservadas à representação de Alagoas na Câmara dos Deputados.

A lista começa pelo Alto Sertão, mais especificamente pelo deputado estadual Inácio Loiola (PSDB), que pretende representar sua região no Congresso Nacional. O último representa do Sertão na Câmara dos Deputados foi Vitório Malta, na onda collorida. A segundo opção, também saindo do município de Piranhas, seria a atual prefeito do município, Mellina Freitas, sobrinha do deputado e filha do desembargador Washington Luís.

Mellina está concentrado fogo na reeleição, mas pode ser indicada para a disputa caso Loiola desista. Mas ele parece está mesmo decidido a se mudar para Brasília para trabalhar pelos sertanejos. A vaga que ocupa atualmente no legislativo estadual seria disputada por Kátia, sua esposa, que voltaria à Casa de Tavares Bastos.

Outro nome que pode sair para a disputa da Câmara dos Deputados é o atual prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, também do ninho tucano. Ele tenta a reeleição, mas já ventilou o desejo de voar com uma águia em 2014, disputando a cadeira que um dia foi ocupada por seu pai, Helenildo Ribeiro. Esta possibilidade, porém, estaria vinculado à sua derrota nas eleições deste ano.

O Vale do Paraíba já foi representado por Carlos Alberto Canuto como deputado federal pelo PMDB. É provável que agora seja a vez do pedetista Sergio Toledo, que vem se empenhando para eleger um grupo de prefeitos que possam lhe garantir suporte em 2014, como Adelminho Calheiros, do PMDB de Capela, o próprio Carlos Alberto Canuto, que disputa a prefeitura de Pilar (PMDB), e o tucano Jarbinha Omena, em Messias.

Na mesma região tem também o nome do deputado estadual Fernando Toledo, que já revelou sua pretensão de uma disputa federal, no caso para a Câmara dos Deputados. Ele só precisa se fortalecer em outras regiões e contar com uma decisão do seu parente Alexandre Toledo, ex-prefeito de Penedo e atual secretário de Saúde. A disputa ficaria condicionada à desistência do secretário desistir da ideia de tentar novamente em 2014.

Mas antes de qualquer definição, Fernando precisa consolidar a eleição de sua mulher, ex-deputada Lucila Toledo, que já teve bem melhor e agora anda assustada com o zebrão do petista Zé Carlos, ex-vereador, que na reta final da campanha está crescendo e ganhando a cada dia mais simpatizantes à sua candidatura.

Janela aberta

Alexandre Toledo tem uma janela aberta com a possibilidade do federal Rui ser eleito prefeito de Maceió. Aí, ele ficaria dois anos com federal e fortaleceria uma provável reeleição, atrapalhando assim a vida do Fernando Toledo. É certeza Alexandre trocar a Secretária de Saúde pela Câmara Federal, onde poderá chegar como o mais novo socialista de Alagoas, já que ele pensa trocar o PSDB pelo PSB, que já tem Carimbão.

A família Beltrão vai perder sua vaga na Câmara com a eleição do peemedebista Joaquim Beltrão para a prefeitura, mas em 2014 a família estará firme para indicar um de seus membros para a disputada de deputado federal. Ninguém falou ainda nisso. No momento, o grupo Beltrão precisa confirmar nas urnas a vitória deles em Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia e Penedo.

O Agreste, principalmente Arapiraca, tem tudo para reconquistar a vaga com Luciano Barbosa, prefeito bem avaliado e na condição de ex-ministro da Integração Nacional chegará a Brasília com muita força. Ele é também um notável nome do PMDB para a disputa majoritária. Só assim Arapiraca poderá realizar o seu sonho de fazer um governador ou vice. Ou, quem sabe, um senador eleito diretamente com a força da região e o poder eleitoral de Arapiraca.

Esses nomes que seriam debutantes na Câmara dos Deputados deixas os atuais federais de barba de molho. É bom lembrar que nesta eleição municipal três deles poderão trocar o assento de Brasília pela cadeira de chefe do executivo municipal a partir de janeiro próximo: Rui Palmeira (Maceió), Célia Rocha (Arapiraca) e Joaquim Beltrão (Coruripe).

A partir de janeiro do próximo ano a eleição de deputado federal deverá esquentar. Mas nesses 19 dias que faltam para o pleito municipal, todos os pretendentes deverão mergulhar fundo na campanha de seus candidatos, aproveitando o que pouca gente deve ter observado, que é o trimestre de julho a setembro com 14 meses, devido a um fenômeno que ocorre de sete em sete ano. É mais tempo para a caça do voto no fim de semana.

Outro nome forte para federal é do prefeito Luciano Barbosa. No entanto, o nome dele é cotado para majoritária em 2014, pelo seu bom trabalho como gestor em Arapiraca. Barbosa é no momento o politico polivalente do PMDB, onde colocar para jogar, será forte.

acesse>twitter>@Bsoutomaior

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..