Giovanna Lancellotti: "Não sou atriz de uma personagem só"

15/09/2012 08:24 - Gente
Por Redação
Image

Um papel dramático com cenas de nudez poderia assustar uma atriz iniciante. No caso de Giovanna Lancellotti, o entusiasmo venceu o medo. Ao receber o convite do diretor Mauro Mendonça Filho para encarnar a sofrida Lindinalva, de Gabriela, da Globo, ela aceitou na hora. Depois, começou a administrar o sentimento de insegurança, que veio acompanhado à oportunidade.

"É um trabalho muito intenso e eu tive receio de não conseguir passar a emoção necessária. Só relaxei quando comecei a ver uma repercussão positiva", confessa.

Na trama, Lindinalva é uma moça ingênua de Ilhéus, na Bahia da década de 1920, que, após a morte dos pais, perde a virgindade com o noivo, o cafajeste Berto, vivido por Rodrigo Andrade. Quando o rapaz decide abandoná-la, Lindinalva é rejeitada pela população local e, sem ter como se sustentar, acaba se tornando uma das quengas do cabaré Bataclã.

Para piorar a situação, ela se apaixona pelo irmão do ex-noivo, Juvenal, encarnado por Marco Pigossi. Ao descobrir que os dois pretendem fugir juntos, Berto arma uma emboscada e Lindinalva é espancada até quase a morte. Achando que Juvenal concordou com seu assassinato, agora ela o ignora.

"É um papel que tem muitas cenas fortes, mas a mais difícil de fazer foi a do primeiro 'programa' dela. É uma situação triste, com muita emoção", conta.

Para entender a realidade e o grau de complexidade exigido pela personagem, Giovanna assistiu a filmes de época como Lapollonide, de Bertrand Bonello. e teve aulas de história, expressão corporal e prosódia com o resto do elenco. Ainda hoje, ela frequenta aulas semanais com o preparador Sérgio Penna.

"O mais difícil é manter a essência da Lindinalva. Ela passa por muitas fases e fica mais forte com o tempo. Mas continua sendo a mesma", opina.

Ao contrário da maioria dos personagens do remake, que são inspirados no livro Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, Lindinalva é originalmente de outra obra do autor baiano, Jubiabá. A personagem tem uma trajetória parecida com a da trama, mas engravida logo que os pais morrem e acaba virando prostituta para sustentar o filho.

"Li os dois livros. A história dela é uma mistura e traz também elementos novos", avalia.

O papel no folhetim de Walcyr Carrasco é apenas o segundo de Giovanna na tevê. Antes, ela interpretou a doce Cecília de Insensato Coração, de 2011. O rápido crescimento da carreira é uma surpresa para a própria atriz de 19 anos, que começou a estudar interpretação profissionalmente aos 15 e estreou na Globo dois anos depois.

"Tudo foi muito rápido. E eu tive muita sorte de fazer essas duas personagens. Sou apaixonada por elas", brinca.

Assim como Lindinalva, a personagem Cecília também foi agredida e teve inúmeros conflitos amorosos. Por causa do perfil romântico e sofredor de ambos os papéis, Giovanna teve medo de que o segundo lembrasse o primeiro.

"A Lindinalva foi uma prova de fogo. Foi a minha chance de mostrar que eu realmente sei atuar. E que não sou a atriz de uma personagem só", valoriza.

Para seu alívio, a repercussão em Gabriela seguiu um caminho totalmente diferente. Por causa das cenas de nudez e sexo, a atriz começou a ouvir comentários mais ousados na rua e pela internet e até recebeu alguns convites para posar para uma revista masculina – o que não pretende fazer por enquanto.

"A Cecília e a primeira fase da Lindinalva têm em comum um ar inocente, bem de menina. A segunda fase em Gabrielafez o publico enxergar mais o meu lado mulher", analisa.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..