Ostensiva, Guarda Municipal reforça e melhora estrutura

08/09/2012 05:35 - Maceió
Por Redação
Image

Um tema constantemente abordado entre os candidatos à prefeitura de Maceió está sendo a atuação da Guarda Municipal de Maceió. Criada em dezembro de 1989 com a finalidade de cuidar da segurança preventiva dos bens, serviços e instalações municipais, porém, com o avanço desenfreado da violência, essa antiga atuação começar a ser repensada.

Na atual conjuntura o tema das Guardas Municipais e do desenvolvimento da administração municipal na segurança está na pauta da agenda da sociedade e, por consequências, em suas instâncias políticas. O discurso dos candidatos chega até ser o mesmo. “É preciso o maior preparo dos guardas municipais para que eles possam ir às ruas e fazer o policiamento ostensivo”.

Para o tenente Misael Pessoa, o prefeito que assumir o cargo já irá encontrar uma Guarda Municipal toda estruturada. “Quanto mais segurança melhor. Só que essa é uma medida de médio e longo prazo, hoje temos cerca de 800 GM’s, só que esse número é pequeno se fazermos um policiamento de fato ostensivo”, afirmou o tenente.

Ainda segundo Mizael, as viaturas estão sendo reformadas e novas foram adquiridas. “Até o final do ano, estaremos com as viaturas nas ruas. Vamos voltar com a bike patrulha, nosso quartel está sendo reformado com as instalações do jeito que devem ser. Serão mais de R$470 mil investidos”, disse Mizael, destacando ainda que novos uniformes foram adquiridos.

Mizael disse ainda que o guarda municipal já atua de forma ostensiva. “Vou dar um exemplo: se o guarda esta fardado na porta de um posto de saúde, isso já intimida qualquer ação criminosa. E eles estando mais preparados poderão ajudar ainda mais a população, para dar uma resposta imediata”, disse.

Qualificação Profissional

De acordo com o tenente Mizael, os guardas municipais têm uma média de idade que varia entre 35 e 40 anos. “Eles não chegam a ser tão velhos, mas é preciso passar sempre por reciclagens e muitos, por amor a farda, buscam qualificações por conta própria”, afirmou.

Alagoas tem motivos de sobra para se orgulhar de seus guardas municipais. Jeferson Melo é o primeiro guarda do Brasil a ter treinamento especial da SWAT , unidade de polícia americana altamente especializada nos departamentos das grandes cidades.

“Tenho muito orgulho de vestir minha farda todos os dias. Prefiro ser guarda a ser policial. A sociedade precisa entender que guarda deixou de ser apenas um simples vigia, ele atua ajudando a polícia no combate a violência”, disse Jeferson.

Todos dos cursos que o GM Jeferson realizou foi por conta própria. “Como aqui não oferece determinados cursos, eu busco em outros estados. É uma experiência maravilhosa e acredito que com essa reformulação poderemos atuar de forma mais ostensiva”, afirmou.

Secretária

Em entrevista ao CadaMinuto, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, disse que é preciso um preparo maior para os guardas municipais.

“Eles devem também atuar ajudando a sociedade. Em Alagoas eles ainda não possuem o porte de arma, mas estamos trabalhando para que eles também possam fazer um policia

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..