Um tema constantemente abordado entre os candidatos à prefeitura de Maceió está sendo a atuação da Guarda Municipal de Maceió. Criada em dezembro de 1989 com a finalidade de cuidar da segurança preventiva dos bens, serviços e instalações municipais, porém, com o avanço desenfreado da violência, essa antiga atuação começar a ser repensada.

Na atual conjuntura o tema das Guardas Municipais e do desenvolvimento da administração municipal na segurança está na pauta da agenda da sociedade e, por consequências, em suas instâncias políticas. O discurso dos candidatos chega até ser o mesmo. “É preciso o maior preparo dos guardas municipais para que eles possam ir às ruas e fazer o policiamento ostensivo”.

Para o tenente Misael Pessoa, o prefeito que assumir o cargo já irá encontrar uma Guarda Municipal toda estruturada. “Quanto mais segurança melhor. Só que essa é uma medida de médio e longo prazo, hoje temos cerca de 800 GM’s, só que esse número é pequeno se fazermos um policiamento de fato ostensivo”, afirmou o tenente.

Ainda segundo Mizael, as viaturas estão sendo reformadas e novas foram adquiridas. “Até o final do ano, estaremos com as viaturas nas ruas. Vamos voltar com a bike patrulha, nosso quartel está sendo reformado com as instalações do jeito que devem ser. Serão mais de R$470 mil investidos”, disse Mizael, destacando ainda que novos uniformes foram adquiridos.

Mizael disse ainda que o guarda municipal já atua de forma ostensiva. “Vou dar um exemplo: se o guarda esta fardado na porta de um posto de saúde, isso já intimida qualquer ação criminosa. E eles estando mais preparados poderão ajudar ainda mais a população, para dar uma resposta imediata”, disse.

Qualificação Profissional

De acordo com o tenente Mizael, os guardas municipais têm uma média de idade que varia entre 35 e 40 anos. “Eles não chegam a ser tão velhos, mas é preciso passar sempre por reciclagens e muitos, por amor a farda, buscam qualificações por conta própria”, afirmou.

Alagoas tem motivos de sobra para se orgulhar de seus guardas municipais. Jeferson Melo é o primeiro guarda do Brasil a ter treinamento especial da SWAT , unidade de polícia americana altamente especializada nos departamentos das grandes cidades.

“Tenho muito orgulho de vestir minha farda todos os dias. Prefiro ser guarda a ser policial. A sociedade precisa entender que guarda deixou de ser apenas um simples vigia, ele atua ajudando a polícia no combate a violência”, disse Jeferson.

Todos dos cursos que o GM Jeferson realizou foi por conta própria. “Como aqui não oferece determinados cursos, eu busco em outros estados. É uma experiência maravilhosa e acredito que com essa reformulação poderemos atuar de forma mais ostensiva”, afirmou.

Secretária

Em entrevista ao CadaMinuto, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, disse que é preciso um preparo maior para os guardas municipais.

“Eles devem também atuar ajudando a sociedade. Em Alagoas eles ainda não possuem o porte de arma, mas estamos trabalhando para que eles também possam fazer um policia