O Superintendente de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hidricos (Semarh), Anivaldo Miranda, foi eleito na última quinta-feira (01) o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Com voto unânime dos representantes dos sete estados que compõem a entidade, o jornalista irá cumprir o mandato de um ano, assumindo o cargo exercido por José Geraldo dos Santos, cuja gestão encerrou-se em junho deste ano.

Anivaldo Miranda informa que uma das principais funções do CBHSF é fazer a mediação entre as necessidades da sociedade civil e os representantes do poder público, e que Alagoas está muito bem posicionada: “Minha eleição representa um voto de confiança nos representantes do estado dentro do Comitê”, afirma. Segundo ele, dentre as funções do CBHSF estão a mediação dos conflitos causados pelo uso da água, e ao presidente cabe interagir com a Agência de Bacias para agilizar os projetos financiados com a arrecadação dos recursos oriundos da cobrança do uso da água bruta.

O CBHSF

CBHSF é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Em sua composição estão os estados de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, além de representantes das comunidades indígenas, quilombolas e instâncias federais e econômicas.