No combate a coubo a agências bancárias em Alagoas, a Polícia Civil prendeu, durante a madrugada desta sexta-feira (03), cinco pessoas apontadas como os líderes de uma quadrilha especializada no crime, na cidade de Arapiraca. Os acusados foram apresentados durante uma coletiva à imprensa, na sede da PC, no bairro de Jacarecica.
A delegada Maria Angelita, que comandou as investigações, afirmou que dos 38 assaltos a agências bancárias em Alagoas esse ano, o bando é responsável por mais de 50% dos crimes. A operação contou com uma ação conjunta de Agentes da Divisão Especial de Capturas e Investigação (Deic) e do Trige.
Os presos são Cícero Pedro Silva, 33, Silvio Farias de Lima, 35, Wilames José Souza Santos, 24, Carlos Henrique de Lima Silva, 22 e Jailson Ferreira de Araújo, 26. Segundo Angelita, Jailson tinha um mandado de prisão em aberto no estado de Paraná, onde também é acusado de participar de assalto a banco. Carlos Henrique é apontado no assassinato de um policial militar, ocorrido em 2010, na cidade de Japaratinga.
O grupo agia principalmente nos municípios alagoanos, mas praticava assaltos no estado de Pernambuco, a exemplo do assalto à agência bancária da cidade de Jupi, onde um polícia militar foi morto durante o confronto. Com os acusados, os agentes apreenderam pistolas de calibre .40, 9mm e 380, além de relógios, documentos de vítimas e uma quantia de R$ 1 mil.
A delegada acredita que o grupo mantenha um local para guardar o dinheiro apurado nos assaltos. O grupo também é apontado nos sequestro de gerente de agencias bancárias. As vítimas eram mantidas refém por mais de 12 horas e tinham explosivos amarrados no corpo.