Secretário diz que Guarda Municipal pode ajudar no combate à criminalidade

13/06/2012 02:19 - Polícia
Por Redação
Image

Diante do alto índice de criminalidade em Alagoas, muitos se questionam sobre o papel dos municípios no enfrentamento à violência. Em Maceió, de acordo com o secretário municipal de segurança comunitária, José Pinto de Luna, a Guarda Municipal atua nesse segmento.

Além do trabalho de segurança ao patrimônio, o secretário garantiu que os guardas também ajudam na patrulha em vias públicas.

“De que maneira podemos ajudar? Com a Guarda Municipal nas ruas. Se o guarda estiver na rua e acontecer algo e ele puder ajudar, claro que o faz”, disse Pinto de Luna.

Para que os guardas possam atuar, junto com as forças estaduais, o ex-superintendente da PF em Alagoas defende o porte de arma para a categoria. Segundo ele, existe a possibilidade de se firmar um convênio junto à Polícia Federal para que os guardas possam portar armas de fogo.

Atualmente, a Guarda Municipal de Maceió conta com 850 integrantes, dos quais 250 aptos para o trabalho nas ruas, com participação em cursos de capacitação. Nesse efetivo, estão incluídos os guardas em processo de aposentadoria.

“A Guarda Municipal é cidadã, mas temos pessoas treinadas e capacitadas para atuar no combate à violência”, encerrou Pinto de Luna.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..