Penedo é cenário do curta-metragem “Farpa”

06/06/2012 08:01 - Cultura
Por Redação
Image

Câmera...Ação! A ordem do jovem cineasta Henrique Oliveira, 23 anos, determina silêncio no set de filmagem, um bar localizado no Centro Histórico de Penedo. A jovem atriz entra em cena com figurantes a postos e um monte de gente atuando nos bastidores da produção do curta-metragem “Farpa”, adaptação do livro ‘Maria Flor etc’, obra da escritora alagoana Arriete Vilela, que será levada para o cinema.

Selecionada com mais quatro projetos na 2ª edição do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Alagoana, lançada pela Secretaria Estadual de Cultura, a proposta recebeu R$ 20 mil (vinte mil reais) do governo estadual para concretizar o projeto. Apesar disso, o recurso é insuficiente para transformar em filme o roteiro do livro adaptado por Henrique Oliveira e Patrícia Mess.

“A gente só conseguiu viabilizar esse trabalho porque tivemos o apoio total da Prefeitura de Penedo que bancou hospedagem e alimentação para toda a equipe”, declarou Adriana Manolio ao Cada Minuto. A diretora de produção realizada por 40 pessoas, dos integrantes do elenco ao pessoal responsável por questões técnicas, também informou que obteve recursos com empresas privadas.

As locações em Penedo representam cerca de 80% das filmagens do curta-metragem que será concluído em Maceió, inclusive sua edição. De acordo com o diretor Henrique Oliveira, a escolha da cidade é consequência de sua visita ao município ribeirinho durante o 1º Festival Alagoano de Cinema Universitário, evento promovido pela Ufal em 2011 na cidade onde a instituição pretende instalar um curso de produção audiovisual.

Penedo já realizou festivais de cinema de nível nacional na década de 1970, mas os dois cinemas da cidade não funcionam mais. Um dos imóveis, o Cine Penedo, foi adquirido pelo Iphan e será recuperado para sediar o pólo de audiovisual da universidade federal. Enquanto isso não acontece, o público penedense deverá encontrar mais essa produção cinematográfica com locações na cidade durante exibições em cineclubes ou na próxima edição do Festival de Cinema Universitário, marcado para novembro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..