O núcleo de balística do Instituto de Criminalística de Alagoas acaba de receber um novo equipamento de micro comparação balística. Avaliado em mais de 500 mil reais, o aparelho equipado com computador, microscópio, câmera e impressora a laser, oferecerá rapidez na realização de laudos periciais em armas e projéteis encontrados e apreendidos em locais de crime.

Adquirido pelo Ministério da Justiça, o novo equipamento, FSM da marca Leica, foi enviado a Alagoas no processo de modernização do Instituto de Criminalística do Estado. Esse é o segundo equipamento recebido pelo órgão em menos de um ano, e com ele o IC passa a contar com três micros comparadores balísticos que tem como finalidade realizar exames onde se pode confirmar, por exemplo, de que arma foi feito o disparo que atingiu uma pessoa vitima de tentativa ou de homicídio consumado.

Rosana Coutinho, diretora do IC, afirmou que a parceria com o Ministério da Justiça prevê ainda a instalação do novo kit de comparação balística. Segundo a diretora uma equipe da empresa fornecedora virá ao Estado para montar o equipamento. “Com mais esse equipamento, vamos ter condições de atender à demanda nos exames balísticos de armas de fogo”, disse a diretora do IC, Rosana Coutinho.


O micro comparador balístico possui um programa de última geração e uma qualidade óptica e mecânica superior a outros equipamentos para a realização desse tipo de exames. O novo aparelho também fornece controle manual dos decks, ponte de comparação, e permite por meio de um sistema de iluminação, anexo de visualização dupla, a observação simultânea da prova examinada com o projétil padrão produzido em laboratório permitindo uma alta precisão na comparação balística.

Para o diretor geral da Perícia, Roberto Liberato, o recebimento do equipamento mostra o comprometimento do Governo Estadual e Federal em proporcionar melhores condições de trbalho aos servidores que atuam nos órgãos de perícia forense em Alagoas.


"Adquirimos autonomia financeira, firmamos parcerias e recebemos novos equipamentos. O próximo passo será a concretização do edital para construção do laboratório e do novo Instituto de Criminalística que funcionará ao lado do novo IML que já está sendo construído no Tabuleiro“, disse Liberato mostrando os avanços conseguidos pela Perícia Oficial.

O diretor ainda explicou que a chegada do equipamento aperfeiçoará os trabalhos realizados pela equipe do núcleo de balística que atualmente conta com seis peritos criminais, que muitas vezes, por conta da grande demanda de solicitação de exames, ficavam revezando entre si os equipamentos existentes no núcleo para concretizam de laudos.

Atenção: As fotos anexas são referentes aos peritos do núcleo de balística trabalhando com o micro comparador já existente. O novo modelo é igual a esse.