Delegacia de Homicídios: nova estrutura funcionará em maio

20/04/2012 13:48 - Polícia
Por Redação
Image

O sistema de segurança pública de Alagoas ganha um importante reforço a partir do mês de maio quando entra em operação a nova estrutura da Delegacia de Homicídios de Maceió. A nova DH vai funcionar no prédio onde estava situada a Ouvidoria do Estado, na Praça Sinimbu, no Centro de Maceió.

Com seis delegados e cerca de 60 policiais civis – entre escrivães e agentes de polícia –, em seu efetivo, a nova Delegacia de Homicídios que atualmente investiga assassinatos apenas nas áreas do 2º, 8º e 10º Distritos amplia a sua atuação e passa a apurar os crimes registrados em toda a Capital.

A delegada Sheila Carvalho, que coordenará os trabalhos da delegacia, explica que apenas os casos em que o acusado for preso em flagrante, ou onde o local do crime não esteja preservado, ficarão sob a responsabilidade das distritais, o que deverá desafogar as atividades dessas delegacias para que possam atuar na apuração de outros tipos de crimes.

“Anteriormente, a DH investigava apenas casos em que a autoria do crime fosse desconhecida. Nessa nova fase, vamos investigar mesmo que o autor seja conhecido”, completa.

No início deste ano, a delegada esteve no Rio de Janeiro e em Recife, acompanhando o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, José Edson Freitas, para conhecer o funcionamento dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPPs), dos dois estados. “Por enquanto, a DH atuará apenas na Capital; quando o nosso DHPP for criado terá uma abrangência maior”, explicou Sheila Carvalho.

“Com essa reestruturação daremos um passo adiante no combate à criminalidade, especialmente na questão do esclarecimento dos crimes de homicídio ocorridos na Capital”, afirma o delegado-geral da PC.

Segundo Sheila Carvalho, com a nova estrutura, a Delegacia de Homicídios pretende elucidar os assassinatos com rapidez, fazendo – se possível – a prisão dos criminosos em flagrante e levando para os inquéritos maior quantidade e qualidade de informações. Para isso, a unidade policial terá delegados e policiais plantonistas que comparecerão aos locais dos crimes.

Outro avanço significativo será a presença permanente de equipes de peritos do Instituto de Criminalística (IC) na base da delegacia para a realização dos exames periciais nos locais onde os crimes acontecerem. “Os peritos acompanharão nossas equipes e isso vai agilizar o trabalho de investigação”, acrescenta.

Formada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe e pós-graduação com especialização em Processo Civil, pela Unifor/Fortaleza, além de ter participado de cursos de Edificação Operacional para o Gerenciamento de Crises em Segurança Pública, Formação em Gestão de Facilitadores de Grupos, e Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, entre outros na área de segurança pública, a delegada afirma que “a nova estrutura da delegacia deverá esclarecer mais homicídios em espaço menor de tempo, retirando de circulação os criminosos que vêm agindo de forma reiterada, acreditando que ficarão impunes”.
Aprovada em concurso público, Sheila Carvalho ingressou na Polícia Civil de Alagoas em 2002 já tendo exercido os cargos de delegada distrital de São Braz, Quebrangulo, Taquarana, Estrela de Alagoas, Barra de São Miguel e Igreja Nova. Em Maceió, foi titular da Delegacia dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente, do 2º Distrito de Polícia e, atualmente, já é a delegada responsável pela DH de Maceió, passando agora a coordenar a nova estrutura desta unidade policial.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..