Sem condições de trabalho, servidores do INSS exigem mudança de prédio

10/02/2012 07:50 - Maceió
Por Redação
Image

Os serviços do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) poderão ser paralisados em Maceió por conta de um imbróglio envolvendo membros do Sindicato dos Trabalhadores de Segurados Social (Sindprev) e a gerência executiva do instituto em Alagoas, por conta das instalações e condições de trabalho na agência Ary Pitombo, no centro da capital alagoana.

Segundo o Sindprev, há mais de quatro anos existe um projeto para mudança da agência Ary Pitombo, situada na Praça dos Palmares, centro da cidade, para um outro local maior e que atenda a demanda, uma vez, que a situação da agência é periclitante.

Membros do sindicato afirmam que não existe condições de trabalho na agência que atende a parte baixa da cidade. Infiltrações, risco de desabamento e a proliferação de insetos e outros bichos estão entre as reclamações dos trabalhadores.

Em contato com o presidente do Sindprev, Cícero Lourenço, foi informado que várias reuniões já foram realizadas e nenhuma medida foi tomada. “Há mais de dois anos iniciamos essa conversa e nos foi informado que poderíamos mudar para a sede antiga da TIM na Avenida, mas, não houve sucesso”, disse.

Com relação ao seguimento do trabalho, mesmo sem a mudança da sede, o representante do sindicato foi taxativo. “Ano passado nós tivemos algumas reuniões e chegamos a limitar os serviços por conta disso. Na próxima segunda-feira estaremos realizando outra reunião e dependendo do que acontecer até lá, poderemos repetir esse movimento”, afirmou Lourenço.

O CadaMinuto entrou em contato com o gerente executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros, para saber a posição do instituto com relação a possível mudança e a cobrança do sindicato. “Sem a participação do sindicato, nós estamos trabalhando. Por conta do movimento, estamos priorizando as agências do interior e estamos partindo para a capital e não apenas a agência citada (Ary Pitombo). Cada um faz o seu trabalho, mas o sindicato não pode reclamar como se tivéssemos inertes. Estamos trabalhando e contamos com o apoio até do presidente do INSS Mauro Luciano Hauschild”, disse.

Com relação à mudança da agência Ary Pitombo para a sede antiga da Tim, na Avenida Assis Chateaubriand, as duas partes divergem sobre o caso. O sindicato afirma que a caixa cogitou em investir na compra da sede, uma vez que o conselho administrativo da TIM vetou a possibilidade de alugar a sua antiga sede.

Por outro lado a gerência executiva do instituto afirma que as conversas reuniões estão sendo realizadas e a negociação não está encerrada, mas, faz algumas ressalvas com relação a cobrança e exigência de prazos para a mudança. “Nós não temos um cofre aqui, para podermos pagar as empresas especializadas e realizar esta mudança. Outra coisa. Nós temos de respeitar a legislação, as normas e as regras e não podemos estipular prazos simplesmente porque o sindicato está cobrando”, disse.

Sobre uma possível paralisação dos membros do Sindprev, que se reúnem na próxima segunda-feira para analisarem a situação do prédio e as condições de trabalho, o gerente executivo Edgar Barros foi curto. “Nós estamos trabalhando para resolver todas as dificuldades que temos a consciência que existem. Mas, é no mínimo uma irresponsabilidade paralisar os trabalhos, prejudicando uma população que necessita desses serviços”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..