Uma denúncia que vem de longe...

19/01/2012 09:09 - Raízes da África
Por Arísia Barros

                                                D e n ú n c i a
                                                    Urgente:

Árvore Sagrado do Quilombo do Palmares precisa de Cuidados

No Domingo, dia 08 de Janeiro de 2012, visitando o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga tive a oportunidade de participar de uma festa bonita organizada ( Projeto Passeio no Parque), pela administração, PORÉM não foi difícil observar um ponto GRAVE e assustador que precisa de toda atenção e urgência, seja por parte da Administração, Fundação Palmares e do Movimento Negro: A Árvore Sagrada precisa de cuidados URGENTE!
Observa-se pela foto e filmagem certa deterioração tais como farelos caindo como se estivesse com cupim do tronco até a raiz. O estado geral da Árvore precisa ser avaliado com urgência.
Peço aos responsáveis que avaliem o estado da Árvore Sagrada e providenciem o tratamento e a recuperação antes que aconteça uma tragédia: a morte da árvore sagrada.
Délio Martins
MNU Cidade do Rio de Janeiro.

O e-mail, em forma de denúncia, nos chegou dia 10 de janeiro e tem como remetente o Movimento Negro do Rio de Janeiro, alertando às autoridades competentes para a sobrevida da árvore sagrada, o Baobá, plantado na Serra da Barriga. O Baobá originário do continente africano vive de três a seis mil anos e representa também a preservação e é objeto de culto.
É preciso cultuar as Áfricas que germinam na árvore sagrada.
É preciso respeitar a história de um povo que hoje representa o maior contingente populacional no Brasil.
É preciso investir de forma planejada, com metas e resultados na revitalização da estrutura física do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares é palco referencial e histórico da resistência negra, plantado no sopé da Serra da Barriga.
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares é a memória da história.
É a nossa história!
É no Parque Memorial que repousam as cinzas de Abdias Nascimento, ícone contemporâneo da historiografia negra.
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares pede manutenção.
Já!
A quem pedir socorro?

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..