Matrículas custeadas pelo Fies podem ser suspensas em 2012

28/12/2011 18:55 - Brasil/Mundo
Por Redação

Alunos que contam com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para custear a graduação em universidades privadas podem ficar fora das salas de aula em 2012. Em entrevista ao Terra, a presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pácios, disse que a entidade cogita recomendar às instituições o veto de novas matrículas que seriam pagas pelo governo em função de cerca de R$ 500 milhões que ainda não teriam sido repassados às universidades privadas.

A redução da adesão ao Fies não é uma decisão oficial - os representantes das universidades privadas deverão se reunir no dia 13 de janeiro para averiguar quais medidas serão tomadas. Além disso, a presidente da federação afirmou que, mesmo que o fórum vote pela recomendação às escolas para que não recebam novos beneficiários até que o problema seja sanado, caberá a cada universidade decidir sobre a redução e suspensão de alunos assistidos pelo programa.

"Em momento algum queremos prejudicar os alunos. Se houver cortes, as instituições deverão conversar com seus alunos e encontrar uma solução", disse Amábile. Segundo ela, as intenções do governo e dos empresários que participam voluntariamente do Fies são as melhores, porém é preciso que haja regularização nos repasses para evitar falências.

A presidente da entidade informou que o repasse da verba está atrasado desde o segundo semestre de 2010 e que a Fenep conversa com o governo desde o início deste ano. Amábile explica que não ocorreram avanços nas negociações e houve momentos em que o ministério disse desconhecer o fato dos valores não estarem em dia. De acordo com ela, o MEC alega que o problema aconteceu em função do processo que envolve o cadastro e a liberação do dinheiro; já a federação aponta falhas na gestão do programa.

O Fies é um programa do MEC destinado a custear a graduação de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Criado em 1999, o financiamento é concedido aos estudantes matriculados em cursos presenciais com avaliação positiva nas avaliações federais.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..