Exposição Negra Cor- Filhas de Quilombo- será aberta amanhã

18/11/2011 05:50 - Interior
Por Redação
Image

A Prefeitura de Arapiraca e o Memorial da Mulher Ceci Cunha convidam a todos para prestigiar a abertura da Exposição Negra Cor - Filhas de Quilombro-, nesta sexta, dia 18, no Memorial da Mulher, a partir das 16 horas.

Na Semana da Consciência Negra, a exposição vai homenagear as guerreiras mulheres quilombolas, que são exemplo da força da mistura de raças que originou o povo brasileiro. Evidenciar a herança da cultura africana da nossa região é mais um componente desta mostra, que traz a simbologia da memória, música, dança, culinária e religião, entre outros símbolos que traduzem a postura das mulheres remanescentes de quilombos das comunidades do Carrasco e Pau D'arco.

Carrasco

A comunidade está localizada a onze quilômetros do Centro de Arapiraca, na zona rural. O nome Carrasco tem origem no nome de uma planta de folhas finas e com muitos espinhos, arbustos muito comum na região. A comunidade começou a formar-se a partir da chegada de Antônia Rosa com alguns escravos, no século XIX.


Pau D'Arco

A comunidade está localizada a doze quilômetros do Centro de Arapiraca, com mais de três mil habitantes. É considerada como remanescentes quilombolas, pois a maioria de seus moradores são descendentes de escravos. A formação do povoado aconteceu no final do século XIX com a Abolição da Escravatura.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..