Corregedoria do sistema prisional tem 84 processos que investigam agentes

21/10/2011 02:37 - Maceió
Por Redação
Image

A Corregedoria do Sistema Prisional teve muito trabalho no ano de 2011. Até a primeira quinzena de outubro, em seus arquivos, constam 84 procedimentos ativos ou em andamento. Destes, 15 são associados a possíveis maus tratos e torturas, sete processos tratam de fugas, quatro são referentes a óbitos de reeducandos e seis por corrupção que engloba qualquer tipo de ação que afronte e lei em benefício do preso.

Segundo a corregedora Roseleide Barros, que também é agente penitenciária, ao todo, esse ano, dois agentes foram banidos do sistema prisional e outros 15 sofreram punições, suspensões ou advertências.

Na Corregedoria existem três comissões, sendo duas responsáveis por sindicâncias (que apuram os casos mais leves) e uma para processos administrativos que podem chegar até a exoneração. Esses 84 processos envolvem não somente os prestadores de serviço (agentes), mas também os concursados.

“Não dá para repassar o número exato de casos por categoria, mas envolve as duas. Tudo que ocorre de irregular nos presídios informamos à superintendência, depois avaliamos o fato. Porém, os casos que têm como denunciados os prestadores de serviços são remetidos à superintendência e ela é quem toma as providências, diretamente, para a investigação”, esclarece a corregedora.

Ela se baseia na Lei 5247/91 que trata de fatos criminais relacionados, exclusivamente, ao servidor público estadual, o que deixa a Corregedoria sem poderes para investigar os prestadores de serviço. Este tem uma investigação diferenciada.

A corregedora afirma que o trabalho na Corregedoria é difícil porque os casos exigem um tempo que não é ofertado. “Nós aqui fazemos o papel de delegado e juiz. E fica complicado levantar todas as provas e concluir uma investigação num prazo de trinta dias que é o estipulado. Se não tiver confissão, o processo não anda, porque é necessário que haja provas”, ressalta Roseleide Barros.

Quanto à responsabilidade de investigar os próprios companheiros da categoria, ela foi enfática. “A visão dos agentes corretos, como em qualquer outra categoria, é a de que em um trabalho de corregedoria, os pares cortam os pares. Graças a Deus, o bom hoje é que não temos a visão de corporativismo no sistema”, conclui.

O caso mais recente envolve o agente prestador de serviço, Valdemir Ferreira, acusado de tentar facilitar a fuga do reeducando José Márcio, traficante ligado ao grupo de Ivanidlo Nascimento da Silva, o “Aranha”, cuja hierarquia tem como o grande chefe Charles Gomes de Barros, o “Charlão”.

Mas, também, entre os processos existem as mortes dos reeducandos José Lovêncio dos Santos, 31, e José Domingos da Silva, 41, encontrados enforcados e com marcas de perfurações feitas à faca-peixeira na enfermaria do Presídio Baldomero Cavalcanti, e também
do reeducando Jailson do Nascimento Vasconcelos Filho, 22, achado morto no banheiro Cyridião Durval onde, pelos casos, são investigados agentes concursados.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..