Na tarde desta quinta-feira (13), na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), aconteceu à reunião com os representantes do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), para, entre outros assuntos pautados, a apreciação da proposta de aumento de tarifas, solicitada pelos empresários do transporte coletivo urbano de Maceió.

A reunião, que contou com a presença – unânime – dos representantes do Comtu e de várias entidades estudantis, foi bastante conclusiva quanto à necessidade de um maior aprofundamento das discussões em torno do aumento de tarifas, proposta em quase todas as falas.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente do Conselho, José Pinto de Luna, superintendente da SMTT, que conduziu toda a reunião dando voz a todos os participantes que se inscreveram para fala.

A reunião culminou com uma proposta única e consensual: o Conselho voltará a se reunir no próximo dia 10 de novembro, após um prazo de 30 dias para a intensificação na coibição do transporte irregular, baseada no Decreto 7279/2011, que dispõem sobre a regulamentação do serviço público de transporte coletivo de Maceió. Portanto, a tarifa permanecerá a que vigora atualmente, de R$ 2,10. Os empresários cobram um aumento na tarifa para R$ 2,49.

“Além de pleno exercício democrático, a reunião de hoje foi fundamental para apontar possíveis soluções que, a curto-prazo, possam viabilizar tarifas mais baratas para do Transporte Coletivo Urbano da nossa capital”, afirmou Pinto de Luna.

O superintendente disse ainda que o resultado da reunião, com a unanimidade consensual do Conselho, foi um voto de confiança as ações desenvolvidas pela atual gestão da SMTT.