Aumento de tarifa de ônibus? E o Fundo Municipal de Transporte Urbano?

13/10/2011 06:46 - Blog do Vilar
Por Redação

Quando se fala em aumento de tarifa de ônibus em Maceió o assunto sempre ecoa na Câmara Municipal de Maceió. Desta vez, os empresários querem elevar a tarifa para R$ 2,49. Um aumento considerável para o trabalhador alagoano, que sofre - inclusive – com as condições dos veículos de transporte em massa à disposição.

O problema é que nunca se discute aumento de tarifa de ônibus com a transparência necessária. Aliás, o próprio processo de licitação – que avançou, mas ainda não aconteceu, em função dos passos de tartaruga – só andou o que andou devido a pressão do Ministério Público, da Justiça e da opinião pública. Se fosse para esperar pelo Executivo e pelo Legislativo municipal, a licitação do transporte público em Maceió seria “pé de cobra”. Alguém duvida?

O processo licitatório – inclusive – tem que ser visto com lupa gigantesca, como bem coloca a vereadora Heloísa Helena (PSOL). Para quando é esta licitação mesmo? A Câmara Municipal poderia – entre tantos assuntos a serem levados à tribuna – cobrar celeridade e transparência. Outro ponto que os vereadores poderiam trazer para o plenário diz respeito ao Fundo Municipal de Transporte Urbano.

Ele foi criado para regular as tarifas, construir e reformar terminais de pontos de ônibus, dentre outras ações envolvendo o transporte público e o mínimo de qualidade ao usuário, o que hoje não se tem, diga-se de passagem. Quem sabe quanto o Fundo Municipal de Transporte Urbano arrecada? Existe algum vereador que sabe? Se souber que revele o valor e cobra os destinos que está sendo dado a este.

A transparência poderia ser cobrada tanto pela Câmara Municipal de Maceió, quanto pelo Ministério Público Estadual. Ah, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também poderia falar sobre o assunto. Mas, sempre fica a sensação de que aprofundar o tema envolvendo o transporte público municipal é colocar a mão em vespeiro. Que na hora de se discutir esta tarifa se tenham planilhas de custos, margem de lucro de empresários, valor do Fundo Municipal de Transporte Urbano, dentre outros fatores bem a mostra.
 

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..