Fabricar sabonete líquido, óleos para o corpo, sais de banho, shampoos e aromatizadores de ambientes já não é mais problema para cerca de 100 pessoas que participam das oficinas oferecidas pela Escola Estadual Afrânio Lages, localizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa). A prática manufatureira é realizada no laboratório de Ciências da unidade escolar.
Luciana Ciríaco, diretora geral da escola, destacou que esta iniciativa beneficia alunos, pais, professores e todos aqueles que têm interesse em aprender. “As pessoas fabricam para usar na escola e para levar para casa. É uma alternativa que serve como estímulo para uma possível fonte de renda”, comentou.
Ela acrescenta ainda que as oficinas são muito procuradas pelos alunos. “A escola atende aproximadamente 1.070 alunos, nos turnos da manhã e da tarde, e oferece ensino fundamental e médio”, informou.
Denize Francisca da Silva, professora de Física, explica que o primeiro passo para a fabricação destes produtos é a essência. “Ela é feita à base de eucalipto, canela, alecrim, cravo e calêndula. Em média, para fabricar um litro de shampoo precisamos de cerca de R$ 10,00”, revelou.
Prático e sustentável - A educadora relata que todos aqueles que já participaram das oficinas ficam encantados com a facilidade de fabricação dos produtos. Além disso, a escola também se preocupa com a sustentabilidade quando promove estas atividades. “Também fazemos bolsas e sacolas retornáveis. Temos uma grande preocupação com as sacolas plásticas que prejudicam o meio ambiente”, frisou.
Fã de cosméticos como cremes e óleos, a monitora de transporte escolar do Cepa, Sueli Maria da Silva participou das atividades. Ela destacou a praticidade do processo produtivo. “Pensava que era algo muito difícil de produzir e que custava muito caro. Descobri que é totalmente ao contrário daquilo que pensava e não requer muito dinheiro para fazê-los”, evidenciou.