A superlotação e a maneira insalubre em que vivem os reeducandos nos presídios alagoanos acarretam diversos problemas em todos os sentidos nas unidades prisionais, entre eles a saúde dos detentos e dos servidores. O CadaMinuto recebeu neste sábado (20) uma denúncia dando conta de um surto de tuberculose no Presídio Cyridão Durval.

Vários casos da doença foram diagnosticados e segundo informações quatro reeducandos estão internados no Hospital de Doenças Tropicais (HPDT), em estado grave. Um agente penitenciário também foi infectado e está internado.

Mesmo com os casos de tuberculose na unidade, as visitas dos familiares estão ocorrendo normalmente. De acordo com a denúncia outros presos também estariam com a doença e convivendo em celas coletivas. “Aqui ali é questão de saúde pública e todos estão expostos a contrair a doença”, indagou o denunciante que preferiu não se identificar, sobre o presídio Cyridião Durval.

A reportagem do CadaMinuto ouviu a assessoria de comunicação da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP) e foi informada que todas as unidades é executado um trabalho intenso de prevenção de doenças pulmonares. Sobre a epidemia de tuberculose, a assessoria informou não ter conhecimento do aumento do número de casos.