Começou às 18h desta quinta-feira (21) o encontro de Entidades de Economista da Região Nordeste - XXV-ENE, que vai até o dia 23 deste mês e está sendo realizado no Hotel Ponta Verde em Maceió. O evento também incorpora O IV Encontro Regional que celebra os 60 anos da profissão, que é promovido pelo Conselho Federal de Economia (COFECON)

Participarão das discussões especialistas no setor econômico do Nordeste, representantes do setores públicos e estudantes, além de representantes de São Paulo, Amazonas, Paraná e Distrito Federal.

O foco das discussões será a análise dos rumos de desenvolvimento que o Brasil tem vivenciado nas últimas décadas com reflexos na economia nordestina, além do papel do profissional de economia.

Neste dia 21, a abertura foi com a apresentação do Congresso Brasileiro de Economistas (CBE), que foi conduzida por Volmir Meneguzzo (Presidente do CORECON-MS). Em seguida tiveram início as homenagens especiais. Às 20:30h deram início as palestras com o economista Antonio Correa de Lacerda que falou sobre “O papel social do economista do século XXI”, narrando a importância do economista na melhoria da qualidade de vida dos Brasileiros.

Sexta-feira (22) as palestras terão continuidade às 8:30h com os palestrantes Marcelo Martinovich e Pedro Andrade que irão falar sobre: Cenários Econômicos e Ferramentas de Gestão. Reynaldo Guedes Ferreira, Fábio Guedes Gomes e Gesner Oliveira irão debater sobre o assunto. Às 10:30h iniciará o debate: A Economia Nordestina e os novo rumos do desenvolvimento regional, que será conduzida por Constantino Cronemberger (IPEA) e com o moderador Luiz Antonio Palmeira, estarão no debate Júlio Miragaya e Francisco José Peixoto. Às 12:30h terá almoço e as 14:40h terá início a mesa redonda: Nordeste: reflexos no desenvolvimento do Brasil com Júlio Miragaya CORecON), Cícero Péricles, professor do curso de mestrado em economia da UFAL, Airton Saboya Valente Júnior, representante do Banco do Nordeste e Antonio Pamery Melo Neto que irá representar a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). E as 16:40 acontecerá uma solenidade de encerramento com apresentação da Carta de Alagoas, agradecimentos finais e Coffe Break.

No sábado (23) terá atividades de integração com os participantes do encontro.