O presidente da Câmara Municpal Maceió, Galba Novaes (PRB), se reuniu, na manhã desta sexta-feira (22), com o prefeito da capital alagoana, Cícero Almeida, e com o promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Flávio Gomes, para discutir as questões da segurança pública no município. A reunião ocorreu no gabinete do chefe do Executivo Municipal, em Jaraguá, Maceió.
No encontro, convocado por Cícero Almeida, os participantes discutiram a implantação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A proposta que cria o referido órgão já foi entregue ao Poder Legislativo e, segundo Galba Novaes, será votada já na primeira semana de agosto, quando termina o recesso regimental e serão retomadas as atividades parlamentares.
“O Projeto de Lei, de autoria do Executivo, já está na Câmara. Agora aguardamos ansiosos o fim do recesso para votá-lo em plenário, mas, de antemão, pedirei apoio a meus colegas vereadores para que dêem celeridade à votação, no intuito de já por em prática as ações da nova secretaria” - explicou Novaes.
Bico legal
Durante a reunião, o promotor Flávio Gomes e o vereador Galba Noaves fizeram uma explanação sobre o projeto de lei que cria o chamado “Bico Legal” para a categoria militar de Alagoas. “Eu trouxe um pouco da minha experiência e relatos fortíssimos que mostram que os crimes de roubos e furtos em São Paulo diminuiram em até setenta por cento com a criação do projeto. Esta é uma iniciativa que só tende a trazer lucros tanto para o Município quanto para o Estado” - disse o promotor.
Em análise à audiência ocorrida esta manhã, o predisente da Câmara alegou que “o encontro foi bastante produtivo e só confirma o que foi dito na última segunda-feira: o Bico Legal tem todo apoio da prefeitura”. O parlamentar informou ainda que estará trazendo a equipe que elaborou o projeto em São Paulo para discutir, junto com as instituições públicas e privadas, com a cúpula estadual da segurança pública e com a sociedade civil organizada, todos os pontos da proposta.
“Agradeço a atenção prestada pelo Poder Executivo Municipal a esta causa. A prefitura vem tentando sanar um problema que sequer é de sua responsabilidade, que é a segurança pública. Espero, dentro de algunms dias, estar nos reunindo com o governador do Estado, pois a realização desta iniciativa dependerá do esforço de todos” - concluiu Galba Novaes.









