A Comissão Eleitoral Central para a eleição de diretores e vice-diretores das unidades de ensino da rede municipal para o quadriênio 2012/2016 realizou ontem sua primeira reunião, com todos os segmentos que compõem a comissão, para discutir assuntos ligados ao pleito.
Ao todo, a comissão é composta por 12 representantes divididos em quatro segmentos: Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Uesa) e pais e alunos das escolas públicas.
O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, esteve na reunião e garantiu, por parte do gabinete, todo apoio necessário ao pleito. “Essa é a primeira eleição de nossa gestão e temos todo o interesse de que ela ocorra da melhor forma possível, garantindo aos seus participantes todos os direitos constitucionais”, afirmou Nascimento.
Para a diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, o objetivo é garantir a estrutura necessária para o sucesso da eleição. “Temos condições de mostrar a maturidade e os avanços que este processo simboliza. Vamos garantir a tranquilidade e a transparência para que as eleições possam alcançar o nosso objetivo, que é o da democracia”, disse.
Segundo o diretor do Departamento de Gestão Democrática, Harry Guerra Clark, o estímulo à democracia na escola é um dos principais objetivos do departamento. “Todos os segmentos da escola participam do processo e essa participação não se restringe à eleição. Ela deve ser efetiva durante toda a gestão, com a atuação nos conselhos escolares fazendo da vivência escolar um verdadeiro exercício de cidadania”, explicou.
O cronograma das eleições deverá estar pronto no início de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315 4580.