Ciclo de apresentações do programa Cidade Educar é encerrado

17/06/2011 21:30 - Maceió
Por Redação

O programa Cidade Educar finalizou, nesta sexta-feira (17), seu ciclo de apresentações, que foi realizado durante toda essa semana no Auditório do Hotel Maceió Atlantic, na Jatiúca. O evento de encerramento foi destinado aos representantes dos segmentos sociais.

Segundo o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, o evento superou as expectativas, com a participação de todos os segmentos da sociedade. “O seminário foi um marco de formulação. Agora é mãos a obra no programa Cidade Educar, cujo objetivo é melhorar a educação da cidade de Maceió”, afirma ele.

“A interação que foi feita com os gestores e os participantes foi bastante positiva, tendo em vista que o programa tem quer ser socializado e assimilado por toda sociedade. O Cidade Educar vai reestruturar a educação de Maceió, e o município passa a ter um instrumento técnico e sistemático de planejamento da oferta da educação pública municipal”, afirma Marcelo Nascimento, secretário-adjunto de Educação.

Durante toda a semana foram socializadas as propostas de mudança educacional para o município de Maceió. Os trabalhos foram estruturados e apresentados a partir de 4 dimensões: Gestão Educacional; Formação Continuada de Professores e dos Profissionais de Serviços e de Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

"A apresentação foi dinâmica e otimizada de uma forma clara. Os pressupostos apresentados exigem um envolvimento de todos os sujeitos para a concretização do programa Cidade Educar”, afirma Barbara Heliodora, presidente do Conselho Estadual de Educação.

Para Laudo Bernardes, Coordenador Geral do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a etapa de apresentações é um ocasião significativa no programa. “Nesse processo esse é o momento mais importante que vamos concretizar, onde as equipes apresentam os resultados dos seus trabalhos para sociedade”, diz ele.

“O programa de socialização e mobilização atingiu seu objetivo. O que é preciso é a sociedade se predispor mais para participar do projeto. Precisamos entender que a educação é problema de todos, e cada um tem sua participação na construção do processo educacional”, afirma Liliane Marchiorato, coordenadora local do PNUD.

O Programa Cidade Educar foi elaborado a partir da Cooperação Técnica entre Ministério da Educação (MEC), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). De acordo com Liliane Marchiorato, das ações apresentadas, algumas já estão sendo aplicadas na educação municipal, o I-Educar, software de gestão escolar; e os equipamentos do Proinfo, que já foram disponibilizados MEC.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..