Um ônibus da comitiva do candidato à reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Professor Eurico Lobo, foi depredado durante uma visita de campanha ao Pólo de Viçosa, na manhã desta quinta-feira (26). Segundo a denúncia feita por um dos integrantes da comitiva, enquanto o candidato estava numa sala de aula conversando com alunos sobre seus projetos, o veículo foi depredado.
O pró-reitor estudantil, Pedro Nelson, conversou com a reportagem do CadaMinuto e explicou que a comitiva foi surpreendida pelo motorista do veículo, que aos gritos, chegou a sala informando o que estava acontecendo. “O motorista estava desesperando, chorando e gritando. Ele chegou dizendo que foi ameaçado por vários estudantes e quando fomos até o ônibus, que havia sido alugado por nossa equipe, o veículo estava com os pneus cortados. Os vândalos quebraram o limpador de para-brisa, vidros, para-choque”.
Por conta da ação do grupo, a comitiva decidiu deixar o Pólo, localizado na Fazenda São Luiz, onde funciona o curso de Veterinária da Ufal. Segundo o professor, para impedir a saída, os alunos ainda chegaram a cavar um buraco com um picareta.
“Vimos o que eles tinham feito. Descemos do ônibus e tivemos que fechar o buraco para seguir viagem. Eles ainda colocaram pedras no caminho, mas conseguimos deixar a cidade. Nossos planos eram de passar por Palmeira dos Índios, mas desistimos e estamos viajando a Penedo”, informou o pré-reitor, que está na comitiva com cerca de 40 pessoas.
Ele acrescentou ainda que o coordenador do Pólo, Professor Thiago Barros, acompanhou a equipe até a saída da cidade e que os alunos que participaram do ato de vandalismo serão identificados e deverão ser responsabilizados pela ocorrência. “Eles estavam com adesivos nas camisas do candidato à reitoria Paulo Vanderlei. Estamos num processo democrático e isso não deve ser admitido”.
O motorista do ônibus, ainda em estado de choque, precisou ser medicado.
Resposta
A assessoria de comunicação da campanha do Professor Paulo Vanderli, em contato com reportagem do CadaMinuto, informou que condena e repudia esse tipo de ação. O caso dos alunos estarem identificados com camisas ou qualquer adesivo de campanha do professor Paulo Vanderlei não justifica o ato de violência se ele ocorreu em si.
De acordo com a assessoria, o ônibus ficou atolado no caminho devido a buracos na estrada, ocorrido por um um desastre natural. E que isso não passa de um jogo político da atual gestão por meio de seu candidato Eurico Lobo, que tenta denegrir a imagem do candidato Vanderlei com o intuito de ferir o pleito eleitoral.
Além disso, os alunos não desejam mais a atual gestão devido às más condições que se encontra no campus de Viçosa e a má gestão que acompanha o candidato da reitora Ana Dayse Dórea.