Cresce em 250% o número de casos de pedofilia pela Internet em Alagoas

18/05/2011 02:27 - Maceió
Por Redação
Image

No Dia de Combate à Exploração sexual de crianças e adolescentes, o CadaMinuto traz um dado alarmante. Estatísticas da Polícia Federal revelam um aumento de 250% nos casos de pedofilia pela Internet, no ano passado, em Alagoas.

Para combater o crime no estado, foram desencadeadas as Operações Turko (2009), Tapete Persa (2010), Internet Segura e Prevenção II (2011), esta última acontece amanhã, com a realização de palestras e uma mesa redonda sobre o assunto.

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Google e o Ministério Público Federal (MPF) vem ajudando no trabalho da PF. A Google, responsável pelo Orkut, se comprometeu a passar informações sobre páginas com conteúdos suspeitos às autoridades competentes, informou o delegado federal Polybio Brandão, que apura os crimes de pedofilia pela Internet em Alagoas.

Brandão afirmou que os pais precisam estar atentos aos conteúdos vistos pelos filhos na Internet. “Ensinamos a atravessar a rua e como interagir com outros adultos e crianças. Quando vão sair queremos saber para onde, com quem e estipulamos um horário para voltarem para casa. Então, por que não fazemos o mesmo quando usam a internet?”, alertou o delegado.

Operação Prevenção II

Nesta quinta-feira (19), a Polícia Federal promove a Operação Prevenção II, com o objetivo de alertar sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento é coordenado pela Divisão de Direitos Humanos da Coordenação Geral de Defesa Institucional da Polícia Federal.

Após a palestra, que será proferida por Poybio Brandão, haverá uma mesa redonda para debater o tema. Representantes das Justiças Federal e Estadual, Polícia Civil e Ministério Público participarão do evento.

O Dia 18 de maio

Araceli Cabrera Sanches, de 08 anos, foi sequestrada no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.

O crime, que chocou o Brasil, ficou impune e os assassinos não foram condenados pelo assassinato. Em homenagem à menina e como símbolo da luta contra a violência infanto-juvenil, o dia 18 de maio foi escolhido para celebrar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.


Dicas da Polícia Federal de como se comportar na Internet:
Nos e-mails:
Não abra emails de remetentes desconhecidos;
Ignore eventuais anexos ou links destes emails;
Desconsidere mensagens catastróficas, com mensagens tristes, correntes, de recadastro ou troca de senha;
Crie uma conta de email somente para se cadastrar em sites e serviços online;

Redes Sociais
Restrinja a visualização do seu perfil somente para amigos e seja criterioso na hora de aceitá-los;
Se for postar fotos, prefira aquelas que tenham somente o seu rosto, sejam pequenas, tenham baixa resolução e estejam em preto e branco;
Não poste vídeos pessoais;
Não informe dados pessoais, como nome completo, endereço, e-mail, telefone, ...;

Salas de bate-papo e mensagem instantânea
Seja criterioso ao adicionar contatos;
Desconfie de tudo o que lhe seja dito;
Não fale sobre assuntos íntimos e pessoais, nem sobre sua rotina, como onde estuda ou trabalha;
Não abra a webcam nem troque arquivos com estranhos;
Não marque encontros reais com amigos virtuais, mesmo que em lugares públicos;
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..