Estado tomba como patrimônio histórico o Palacete da Baronesa em São Miguel dos Campos

21/10/2010 16:16 - Maceió
Por Redação
Image

Em decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (21), o governador em exercício, José Wanderley Neto, homologou a resolução do Conselho Estadual de Cultura, que cuida da proposta de tombamento do antigo Palacete da Baronesa, atual Casa de Cultura do município de São Miguel dos Campos.

Com o tombamento proposto, o governo do Estado oficializa a proteção do monumento, visando aumentar as chances de alavancar recursos para sua conversação e restauração.

O processo foi iniciado em junho de 2010, quando o Departamento de Cultura de São Miguel dos Campos, por meio de seu diretor, André Vieira dos Santos, solicitou o tombamento estadual da edificação, haja vista sua importância histórica como uma significativa representante da arquitetura civil do município.

Além disso, funcionando atualmente como museu, o monumento apresenta valioso acervo artístico representado por mobiliário e objetos de época, pinturas sobre tela, documentos e fotografias, entre outros bens valiosos.

O acervo será expressamente destinado a atividades que não prejudiquem nem destruam a integridade cultural ali contida, observando-se o disposto na resolução CEC nº 06, do dia 19 de agosto de 2010, estabelecida pelo Conselho Estadual de Cultura.

O órgão também promoverá a inscrição da edificação no Livro de Tombo de Edifícios e Monumentos. Com esse registro, a equipe técnica da Secult poderá orientar em relação às formas mais adequadas de intervenção, evitando assim, as descaracterizações.

Segundo André Vieira, o Palacete da Baronesa é a grande identidade cultural do município de São Miguel dos Campos. “A população tem um carinho muito especial pelo monumento, visto por todos como uma grande referência”, diz o diretor do Departamento de Cultura da cidade.

Vieira ressalta ainda que a Casa de Cultura da cidade será reaberta no mês de novembro, após o término da restauração que está sendo feita para conservar e melhorar alguns espaços e todo o acervo histórico.

O monumento – O antigo Palacete dos Barões de São Miguel foi originalmente construído para servir como residência da família do Barão Epaminondas da Rocha Vieira e sua esposa Antônia Leopoldina da Rocha Vieira, ambos descendentes de personagens importantes no contexto histórico alagoano, o Visconde de Sinimbu e Ana Lins.

Desde o ano de 1984, é utilizado como Casa de Cultura, sendo montada através do empenho da própria comunidade, que desejava um espaço ligado às referências culturais do local. A participação da sociedade foi fundamental para a constituição do acervo artístico, onde muitas peças foram doadas.

Atualmente, a Casa de Cultura de São Miguel dos Campos congrega o Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes e a Biblioteca Guiomar Alcides de Castro. No piso superior foi instalado o Auditório João de Medeiros Apratto, local onde são realizadas apresentações musicais e teatrais.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..