Favor digitar pelo menos 3 caracteres
Postado em 24/04/2010 às 13:51 por Roberto Vilanova em BlogBlog do Bob

Estaleiro já tem duas encomendas para plataformas

  • email E-mail
  • mais Mais...

por Roberto Vilanova

A Petrobras vai abrir licitação para a construção de seis plataformas de perfuração em alto mar e duas delas serão construídas pelo estaleiro em Coruripe.

É que o Eisa detém a tecnologia. São dois tipos de plataformas: para perfuração e para extração.

Cada uma dessas plataformas contratadas pela Petrobras vai custar 3 bilhões de dólares, o que levou o ex-deputado federal João Caldas à euforia.

- São quase seis bilhões de reais! Imagine que o Canal do Sertão, uma obra monumental, vai custar em torno de um bilhão de reais. É como se você tivesse injetando na região o equivalente ao gasto com seis obras do tipo do Canal do Sertão. Isto é fantástico – comemorou Caldas.

Sobre João Caldas, um parêntesis para se fazer justiça: o estaleiro é obra dele gostem ou não. E, talvez por isso, se explique o marasmo oficial em relação ao projeto, o que se pode deduzir como ciúme de homem – que é a coisa triste de Alagoas.

Ninguém conhecia o mega-empresário bilionário German Efromovich; foi João Caldas que o trouxe para Alagoas e o apresentou às autoridades depois de convencê-lo a instalar o estaleiro em Coruripe.

E não é de agora que João Caldas tenta atrair investimentos para o Estado. Em 2004 eu estava em Brasília e ele, deputado federal e quarto secretário da Mesa Diretora da Câmara, me levou para o aniversário de um empresário amigo dele.

O aniversário foi num iate, ancorado no meio do Lago Paranoá, depois de zarpar do píer do Blue Tree. O aniversariante era um goiano, armador tupiniquim, que o Caldas tentava convencer a instalar um estaleiro em Alagoas.

Revelo isso porque não tolero injustiça.

Pois bem; o estaleiro em Coruripe vai gerar ICMS, ISS e IPI; terá uma rede de energia elétrica exclusiva partindo de Xingó e significará a transformação radical de uma região tanto tempo relegada.

Isso, se a inveja de homem e os maus alagoanos não impedirem.
 

7 comentários

  • Felipe

    Há 2 anos

    O JoãoCaldas foi indiciado na operação sanguesuga da PF,foi indiciado no desvio de recursos federais da sec de agricultura e foi deputado federal para fazer lobby em Brasilia,voce BOB esta parecendo com França Moura so defende corrupto que coisa feia!

  • GORDO

    Há 2 anos

    MUITO BEM BOB. O CIUME É GRANDE. VERDADE É VERDADE. NÃO CONHEÇO JOÃO CALDAS, SE É VERDADE PARABENS PRÁ ELE E VC QUE DIVULGA. DEIXA A POBRESA DE ESOIRITO GRITAR. O GRITO DOS MAUS (DOS BOLAS MUCHAS) NÃO INCOMODA QUEM INCOMODA É O SILÊNCIO DOS BONS. JÁ DIZIAM. ISSO SIM INCOMODA, MACHUCA, DOI.

  • Augusto

    Há 2 anos

    O nome do submarino do PT é "BATÔ MUCHE"

  • alves

    Há 2 anos

    Imaginei que a energia para o estaleiro viria de Ibateguara, do programa do Papi do JC!!!!

  • atento

    Há 2 anos

    vc so esqueceu de dizer que ele e um velho sanguessuga, e que tem a ficha suja. A quem vcs querem enganar com essa conversa fiada bob?Respeite os alagoanos.Quero ver se vc vai liberar meu honesto e transparente comentario

  • adriano

    Há 2 anos

    SINCERAMENTE TEM UM DITADO QUE DIZ EM TIME QUE TA GANHANDO NÃO SE MEXE NUNCA GOSTEI DO PT MAS SE TA GANAHNDO DEIXA ELE LA QUIETO, NUNCA LAGOAS TEVE UMA CHANCE DESTA QUAL MÉRITO DE SE CRITICAR O PT? SE SE NÃO TIVER GOSTANDO DO BRASIL FORTE COMO ESTÁ

  • Profeta do Óbvio

    Há 2 anos

    Bob, é verdade que uma das 1ª encomendas do estaleiro eisa, é o submarino da Dilma Rousef, para sua candidatura a presidente?

Blog do Bob

Roberto Villanova Começou no Jornalismo em 1973. Foi repórter II do Jornal do Brasil (1977/88) atuando como correspondente do JB em Alagoas e na Paraíba. Redator de Política do Jornal de Brasília (1992/93) e atualmente colunista político de O Jornal, onde assina a coluna Contexto. Primeiro blogueiro da imprensa alagoana.