Na sessão desta terça-feira, 29, os deputados analisaram no plenário da Casa, 20 matérias, entre elas, o projeto de lei ordinária nº 1158/2024, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), que reconhece Festa da Padroeira de Arapiraca, realizada anualmente entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas. “Esta festividade, dedicada à Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da cidade, é um evento que promove a devoção, o fortalecimento dos laços comunitários e a preservação das tradições locais, constituindo-se como uma verdadeira manifestação de fé e identidade cultural do povo arapiraquense”, destaca Nezinho.

O deputado ressalta ainda, que a Festa é uma celebração de grande importância religiosa, cultural e social para a cidade de Arapiraca e para o Estado de Alagoas. “Além do seu valor religioso e cultural, a Festa da Padroeira de Arapiraca possui significativa relevância econômica para a cidade. Durante o período de celebração, Arapiraca recebe visitantes de diversas regiões, o que impulsiona 0 turismo e gera oportunidades para o comércio local, beneficiando comerciantes, artesãos e pequenos empresários. Este movimento fortalece a economia regional e promove o desenvolvimento local”, afirmou.

Por fim, o parlamentar reafirmou que o reconhecimento da Festa da Padroeira de Arapiraca como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas busca valorizar e assegurar a continuidade desta importante tradição, garantindo que suas práticas e rituais sejam preservados e transmitidos para as futuras gerações. “Este evento envolve uma série de atividades culturais e religiosas, como procissões, missas, apresentações artísticas, cavalgada e manifestações populares, que enriquecem a diversidade cultural do estado e refletem a devoção e o orgulho da comunidade”, concluiu.

Acompanhe as demais matérias analisadas em plenário:

Matérias votadas em 2º turno:

Projeto de resolução nº 179/2024, de autoria da deputada Rose Davino (Progressistas), que concede a comenda de mérito Vera Arruda à empreendedora Arquimercia Cedrim Azevedo de Diego.

- Projeto de resolução nº 150/2024, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que concede a comenda Sargento Adeildo ao coronel GOC PM Paulo Amorim Feitosa Filho.

- Projeto de resolução nº 144/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União), que concede à senhora Geyse da Silva Ferreira a comenda Marta Vieira, em razão de todos feitos esportivos já conquistados.

Matérias votadas em 1º turno:

- Projeto de resolução nº 141/2024, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), que concede a comenda de mérito legislativo  Tavares Bastos ao senhor José Pedro Cantoario.

- Projeto de lei ordinária nº 806/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que autoriza o Governo do Estado a criar um programa de locação social para mulher.

- Projeto de lei ordinária nº 1045/2024, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), que considera de Utilidade Pública a Associação Municipal dos Apicultores de Riacho Grande-Amarge.

Matéria votada em turno único:

Requerimento nº 1014/2024, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), solicitando a marcação de uma Sessão Solene em comemoração dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

Matérias discutidas em 2º turno:

- Projeto de resolução nº 153/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que concede a comenda de mérito Vera Arruda à empreendedora alagoana Maria de Fátima Pinheiro Tenório.

- Projeto de lei ordinária nº 1383/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial em razão da criação do Departamento Estadual de Aviação-DEA, autarquia estadual responsável pela gestão de aviação.

- Projeto de lei ordinária nº 1356/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a abrir, ao orçamento vigente, crédito suplementar em favor do Ministério Público do Estado de Alagoas-MPE/AL, no valor que menciona.

- Projeto de lei ordinária nº 1282/2025, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que considera de Utilidade Pública a Cooperativa Mista de Agricultura de São Brás (Cooperbras).

- Projeto de lei ordinária nº 1165/2024, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que dispõe sobre a concessão do título de Utilidade Pública para a Fundação Educadora Palmares de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 1161/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que concede o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Gian Carlo de Melo Silva.

- Projeto de lei ordinária nº 1152/2024, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que institui o Dia da Mulher do Agro no Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 1039/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que concede o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Paulo Henrique Saraiva Câmera.

- Projeto de lei ordinária nº 1294/2025, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que considera de Utilidade Pública a Associação Mundaú Mundo Negócios Sociais.

Matérias discutidas em 1º turno:

- Projeto de resolução nº 138/2024, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que concede a comenda Omar Coêlho de Mello à advogada Cristiana Maria Maya Omena Calheiros.

- Projeto de resolução nº 143/2024, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), que institui a medalha de mérito Leda Lins para homenagear personalidades com destaque na atuação para garantir direitos fundamentais da pessoa idosa.

- Projeto de resolução nº 160/2024, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que concede a comenda de mérito legislativo Tavares Bastos ao doutor Dilmar Lopes Camerino.