Estão abertas até o dia 7 de maio, as inscrições para o Programa Especial de Treinamento Internacional (Peti) da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que vai selecionar cem estudantes brasileiros de destaque em matemática para um intensivo ciclo de formação voltado às olimpíadas nacionais e internacionais da área. Para poder participar, o candidato ou a candidata deve atender ao critério de estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Em seu primeiro ano de execução, o Peti da OBM é uma iniciativa da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), com apoio da Fundação Carina, e conta com financiamento internacional. O programa oferece bolsas de R$ 300,00 mensais, além de tutoria especializada, apoio psicológico e infraestrutura tecnológica para garantir que os estudantes tenham todo o suporte necessário durante a preparação.
A formação terá duração de seis meses, de maio a novembro de 2025, e exigirá um compromisso de 20 horas semanais de dedicação. As aulas serão ministradas por uma equipe altamente qualificada, focando em conteúdos avançados e estratégicos para competições de alto nível. “Esperamos que esses estudantes tenham oportunidades que possam mudar sua trajetória, obtendo resultados que os credenciem a ingressar em instituições importantes do país e do exterior”, destacou Krerley Oliveira, coordenador-geral do programa e professor do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas.
Podem se inscrever estudantes de todo o Brasil que já tenham participado de olimpíadas de matemática e apresentem excelente desempenho, especialmente aqueles de baixa renda. A seleção levará em conta critérios acadêmicos e socioeconômicos. Os interessados devem acessar o site oficial da OBM e conferir o edital completo por meio deste link.
Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo e-mail: peti@associacaodaobm.org