A 13ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) acontece em Maceió nos dias 8 a 9 de maio. Gestores do país irão conhecer o modelo de gestão aplicada em Alagoas, reconhecida pelas boas práticas que culminaram na redução da reincidência criminal e mais segurança para os alagoanos.    

O evento é oportunidade de discutir e aprimorar a administração penitenciária, com visitas técnicas ao sistema prisional alagoano e debates entre os convidados que visam a melhoria dos serviços oferecidos e a promoção dos direitos humanos nos estados brasileiros. “Para nós da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social é uma honra sediar um evento dessa magnitude, que reúne gestores e representantes de todas as unidades da federação em um espaço de diálogo, troca de experiências e decisões estratégicas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à administração penitenciária no país”, ressalta a chefe de Gabinete da Seris, policial penal Shirley Miranda.

 

 

Segundo a chefe de Gabinete, durante o encontro em Alagoas, os conselheiros realizarão visitas técnicas às unidades prisionais e conhecerão de perto o modelo de gestão, os projetos de ressocialização e o esforço contínuo do Estado de Alagoas em promover um sistema mais humanizado e eficiente. “Além disso, teremos um momento importante: a eleição do Consej. Receber todos esses gestores em Alagoas representa, para nós, não apenas reconhecimento, mas também responsabilidade. E estamos prontos para compartilhar a experiência alagoana, ouvir, aprender e construir, juntos, um sistema de prisional mais justo, inclusivo e eficiente”, completa Shirley Miranda. 

No dia 8 de maio (quinta-feira), os gestores e representantes irão conhecer o Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), unidade prisional que se destaca por ser um modelo de ressocialização para reeducandos e reconhecida por suas boas práticas, incluindo a oferta de educação, trabalho e a promoção de um ambiente humanizado.   No NRC, haverá apresentação de uma banda formada por reeducandos e exposição do artesanato e itens da padaria, produzidos pelas pessoas privadas de liberdade. Na sequência, os gestores seguem para uma visita à Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas (PenSM), em Maceió.  

No mesmo dia, haverá ainda visita ao Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSMM), também na capital, assim como às obras da Cadeia Pública, no sistema prisional alagoano.   Na sexta-feira (9), a abertura oficial da 13ª Reunião do Consej/Alagoas terá apresentações regionais, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro. No mesmo, dia, os visitantes terão acesso a informações sobre o modelo de cogestão em Alagoas e do método construtivo da Cadeia Pública.

No período da tarde, no Palácio República dos Palmares, haverá a escolha dos novos integrantes da diretoria do Consej, atualmente presidido pelo secretário de Justiça de Rondônia, Marcus Rito. Legenda: Evento é oportunidade de discutir e aprimorar a administração penitenciária, com visitas técnicas