O município mais importante do interior do Estado – Arapiraca está fora das articulações em nível de Alagoas e Brasília para a indicação de candidatos à sucessão do governador Paulo Dantas (MDB) e das articulações para a escolha das duas vagas para o Senado. As atenções em 2026 em Arapiraca, estão focadas apenas nas eleições proporcionais para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa em 2026. 

A grande expectativa do eleitorado arapiraquense, está na eleição 2028, na sucessão do prefeito Luciano Barbosa (MDB). As articulações nesse sentido estão sendo construídas discretamente por dois grupos políticos.

Luciano Barbosa tem nomes do seu grupo, que começam a serem especulados a exemplo da ex-prefeita Célia Rocha, o secretário Yale Fernandes e o secretário de Articulação Política Josenildo Souza. 

Pela oposição, o nome que deverá entrar na disputa em 2028, é do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), O grupo liderado pelo parlamentar, conta com o vereador Rogério Nezinho (MDB) e a vice-prefeita Rute Nezinho (PP). A família Nezinho iniciada na vida pública com o saudoso deputado estadual Manoel Pereira Filho, tem mais de 50 anos de atuação positiva na atividade pública em Arapiraca e Alagoas.