O Sindilojas Arapiraca emitiu um alerta para lojistas e consumidores sobre a circulação de cédulas falsas na cidade. A preocupação aumentou após um empresário receber uma nota falsificada de R$ 200, ficando no prejuízo. O comerciante só percebeu ser falsa após a saída do suposto cliente do estabelecimento.

A falsificação e o repasse de cédulas são crimes previstos no Código Penal Brasileiro, com penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão, além de multa.

O Banco Central orienta que, em caso de suspeita ou recebimento de cédulas falsas, os cidadãos utilizem o aplicativo “Dinheiro Brasileiro”, que ajuda a identificar elementos de segurança e evitar a circulação do dinheiro falsificado.

Entre os principais itens de segurança das cédulas verdadeiras estão: marca d’água, fio de segurança, textura do papel, impressão em alto-relevo e o número que muda de cor no canto inferior direito (com exceção da nota de R$ 200, que possui elementos diferentes).

O Sindilojas recomenda que os empresários treinem seus colaboradores para identificar possíveis falsificações e evitem repassar notas suspeitas. Também orienta que os lojistas tentem identificar quem repassou a nota, observando características físicas, horário, local da compra e, se possível, consultem as imagens das câmeras de segurança.

O sindicato reforça que a cédula falsificada deve ser entregue em uma agência bancária, que fará o encaminhamento ao Banco Central. É importante solicitar um comprovante de entrega. Além disso, o caso deve ser denunciado à Polícia Federal.