A tradicional Gincana da Fraternidade do Colégio Santíssimo Senhor, localizado no conjunto José Tenório em Maceió, arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos, quase 5 mil itens de higiene pessoal, além de produtos de limpeza que foram doados para famílias carentes e instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio se empenharam na arrecadação dos donativos durante a realização da atividade pedagógica, mas também com objetivo social. “A gincana é um evento tradicional em nosso colégio. Os alunos já ficam ansiosos para participar, pois além das questões de conhecimento pedagógico eles se envolvem com as questões sociais. Fazem arrecadação de produtos entre os familiares, nos condomínios, fazem rifas, tudo com o objetivo de ajudar a quem mais precisa”, observa a direção do colégio.
Um outro ponto que chama a atenção é em relação a coleta de sangue promovida pelos alunos. Todos os anos, uma equipe do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), faz uma coleta externa no colégio, o que mobiliza estudantes, familiares e amigos. Este ano, além da coleta na escola, pessoas também doaram em nome da gincana em outros pontos de Maceió. Ao todo, foram coletadas 104 bolsas de sangue, o que pode significar uma ajuda a mais de 500 pacientes, já que uma única bolsa pode servir para até 5 pessoas.
Lacres de latinha também foram arrecadadas pelos alunos com o objetivo de doar para a Unimed Maceió – com o projeto Eu Ajudo na Lata, que revende os lacres e com o dinheiro compra muletas, cadeiras de rodas e outros itens do tipo que são entregues para pessoas carentes e que não têm condições de comprar os itens.
Eles também juntaram milhares de tampinhas plásticas que foram encaminhadas para a ONG Amor 21, que transforma o valor arrecadado com a venda das tampinhas em investimento para formação de pessoas com síndrome de down.