Teve início nesta quarta-feira (23), no município de Arapiraca, o 4º Seminário da Carcinicultura, evento que reúne mais de 150 produtores, técnicos, pesquisadores e representantes institucionais para debater os desafios e as oportunidades da criação de camarão no estado de Alagoas. A programação segue até hoje (25), com atividades técnicas no Sesc Arapiraca e ações de campo no Sítio Poção, berço da carcinicultura no município.

O evento é uma realização conjunta da Prefeitura de Arapiraca, Sebrae Alagoas e demais parceiros do setor aquícola, e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da atividade, estimular a adoção de tecnologias inovadoras e fortalecer a integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva do camarão.

Durante a abertura oficial, o superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento da economia local por meio do apoio aos pequenos negócios. “Nosso papel vai além do suporte técnico. O Sebrae existe para transformar vidas, atuando em todas as etapas da cadeia produtiva, da capacitação à articulação com o setor público e financeiro. Em Alagoas, acreditamos na força dos pequenos produtores e na potência econômica da carcinicultura”, afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Genivaldo Oliveira, também destacou a importância do evento para fortalecer o cultivo do camarão por meio da capacitação e tecnificação dos produtores locais que participam do seminário. “A importância desse encontro é fazer com que os produtores tenham uma melhor rentabilidade, melhorem sua qualidade de vida e possam se manter no campo de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, e acima de tudo vivendo como cidadãos e cidadãs”, explicou.

Além das palestras com especialistas e representantes da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), o seminário conta com expositores, apresentações científicas e a 1ª Feira de Produtos e Serviços para a Aquicultura do Agreste Alagoano, promovida na parte da tarde. A programação técnica contempla ainda temas como inovação na produção, acesso ao crédito, legalização ambiental e conexão com o mercado consumidor.

Segundo a analista do Sebrae Alagoas, Ingrid Santos, a realização do 4º Seminário da Carcinicultura em Arapiraca é um marco significativo para o fortalecimento da aquicultura em Alagoas. “Este evento proporciona um espaço essencial para que produtores, técnicos e pesquisadores compartilhem conhecimentos, tecnologias e experiências, promovendo a inovação e a sustentabilidade na cadeia produtiva do camarão.”, afirmou.

Festival do Camarão valoriza identidade culinária da Capital do Agreste

Desde 2021, Arapiraca vem se destacando na produção de camarão no Agreste de Alagoas, com uma produção que ultrapassa as 300 toneladas. A partir desta sexta-feira (25), Arapiraca também sediará a 3ª edição do Festival do Camarão, evento gastronômico que celebra a identidade cultural da cidade com uma seleção de pratos originais criados por chefs e cozinheiros locais. A iniciativa reforça o protagonismo de Arapiraca como referência regional em produção e consumo de camarão.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de abril, das 17h às 22h, no estacionamento do Supermercado São Luiz, na Avenida Ceci Cunha, no centro da capital do Agreste. A expectativa é atrair cerca de 5 mil visitantes, superando os 3 mil registrados em 2024. Nesta edição, 10 restaurantes locais participarão oferecendo dois pratos exclusivos à base de camarão, todos com valor fixo de R$19,99.

A nova edição da feira trará Espaço Kids, música ao vivo, artesanato e novos pratos originais, preparados com camarão, celebrando a gastronomia arapiraquense.